Participantes dos cursos de qualificação profissional receberam certificados (Foto: Letícia Castro)
Durante dois dias, quarta-feira (17) e nesta quinta-feira (18), foram realizadas ações voltadas para a cidadania e garantia de direitos da população, das 8h às 17h, no Residencial Albino Soeiro, na zona rural de São Luís. O Dia D do Trabalhador foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com a Prefeitura de São Luís, com o objetivo de tornar mais acessível à população os serviços públicos que contribuem no aumento da qualidade de vida.
Os moradores foram beneficiados, nos dois dias, com mais de 1.300 atendimentos, como emissão de carteira de trabalho, cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e encaminhamento ao mercado de trabalho, além de cursos rápidos de qualificação profissional e oficinas de artesanato, a partir de resíduos sólidos.
Oficina de artesanato realizada no Dia D do Trabalhador (Foto: Letícia Castro)
“Durante estes dois dias de ação, realizamos centenas de atendimentos, por meio de serviços que geram garantia de direitos e preparam a população para o mercado de trabalho. É um compromisso da gestão estadual, a fim de efetivar as políticas públicas para aqueles que mais precisam”, destacou o secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves.
Serviços e atendimentos
Foram mais de 140 pessoas atendidas apenas no serviço de cadastro e atualização no banco de vagas de empregos desenvolvido pela Setres, por meio do Sine, e mais de 70 novas carteiras de trabalho emitidas durante a ação. Além disso, 170 pessoas participaram de oficinas de artesanato e 17 fizeram cursos de qualificação profissional, que emitiu certificado logo após o encerramento da formação.
Com grande procura pelos moradores, a ação teve quase mil atendimentos em serviços de saúde. Apenas as consultas de clínica médica e triagem de enfermagem somaram 150 atendimentos. Já para realização de testes de hepatites virais e aferição de pressão, foram 160 e 150 pessoas atendidas, respectivamente. Foram realizados, ainda, 80 testes de HIV, Sífilis e Glicemia, além da aplicação de vacinas e consulta com oftalmologista.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]