[bloqueador2]
O Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem), casa de cultura vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (Secma), realiza a exposição “196 anos da Adesão do Maranhão à Independência”, em comemoração ao reconhecimento e admissão do Estado à Independência do Brasil.
Com essa exposição, o Apem disponibilizada ao público acesso a memória desse importante momento histórico por meio de documentos, originais e secundários. São oferecidos ao público documentos arquivísticos e obras raras que retratam momentos históricos do processo de adesão do Maranhão à Independência do país.
Pelos documentos e relatos, sabe-se que o governador do então estado colonial português, juntamente com grande número de portugueses que aqui viviam, iniciaram intensa repressão aos que propagavam a favor da Adesão do Maranhão à Independência, sobretudo no interior do estado. Somente em 28 de julho de 1823, quase um ano depois da emancipação do Brasil, o Maranhão aderiu a Independência.
A partir desse acontecimento, o Maranhão deixa de ser Estado Colonial de Portugal para se constituir em Província do Império do Brasil. Os governantes passam a ser escolhidos pelo imperador do Brasil com o título de Presidente da Província do Maranhão.
Serviço: Exposição: “196 anos da Adesão do Maranhão à Independência”; Abertura: Dia 23 de julho, às 16h; Local: Hall do Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem); Período e horário de visitação: de 23 de julho a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h; Entrada: Gratuita.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]