Enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de capacitação no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (Foto: Julyane Galvão).
Oitenta profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, das unidades de saúde de São Luís, participaram, nesta quarta-feira (17), do curso “Cuidados com pacientes ostomizados”. O foco era tornar procedimentos, como higienização e troca das bolsas, mais seguros, além de priorizar a orientação ao paciente quanto às consultas necessárias após o procedimento cirúrgico da ostomia. A formação aconteceu no auditório do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A assessora técnica da Superintendência de ações e serviços de saúde da pessoa com deficiência da Secretaria de Estado da Saúde, Melissa Sardinha, destaca que o curso é uma atualização para os profissionais de saúde e uma forma de qualificar o cuidado e o serviço para pacientes.
“Todas as unidades de saúde têm equipe de curativos e o profissional de saúde tem em sua formação a capacitação sobre os curativos, mas existem situações que os profissionais de saúde precisam ser capacitados ou atualizados, como é caso dos pacientes ostomizados”, destacou.
O curso, com duração de 4 horas, é uma formação inicial. Durante a aula, foram tratados assuntos como os tipos de cirurgia para implantação da bolsa, ostomia, estomia, curativos, a diferença entre as bolsas, higienização para evitar infecções ou qualquer outra complicação e também orientações para paciente e família sobre as consultas médicas de rotina e recebimento da bolsa de colostomia.
“Nosso papel como facilitar do curso é transmitir o conhecimento sobre essa condição de saúde, no qual o paciente ainda precisa de muita orientação e conscientização dos profissionais quanto ao uso dos materiais. E cabe a nós, como profissionais, dar essa melhor assistência”, contou o enfermeiro estomaterapeuta Jonathan Canto.
Parceira da SES na formação e responsável pela entrega das bolsas de colostomia aos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também esteve envolvida na articulação do curso para os profissionais de saúde da rede estadual. “A SES é parceira da Semus nesta formação, já que quem oferta essas bolsas aos pacientes é o Município. Por isso hoje trouxemos esse especialista para atualizar os profissionais de saúde no cuidado com os pacientes”, disse a psicóloga Liliam Nascimento, responsável pelo setor de órtese e prótese da Semus.
“Esse curso é maravilhoso, abriu um leque de informações. Eu nunca tinha participado de um curso específico sobre cuidados para ostomizados. No Presidente Vargas, temos pacientes que estão há muito tempo internados e fazem esse o procedimento cirúrgico e toda orientação é importante”, afirmou a enfermeira intensivista do Hospital Presidente Vargas, Euzimar Costa Rodrigues.
Enfermeira no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Eliane de Sousa Alves disse que o curso esclareceu dúvidas. “Aqui no Juvêncio Mattos, nós realizamos a cirurgia de ostomia em crianças, precisamos estar aptos nos cuidados para eles e também em orientar as famílias nesse cuidado”, destacou a enfermeira.
O paciente ostomizado é aquele no qual se fez uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, seja para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]