segunda-feira, 8 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Você sabia que é possível fazer transplante de órgãos em cães? Esclareça as suas dúvidas

19/07/2019
in Notícias
[bloqueador2]

Quem cresceu ao lado de um animal de estimação, sabe o quão doloroso é sua perda. Mesmo com alguns casos inevitáveis, afinal, este é o ciclo da vida, em alguns casos, algo pode salvar a vida do seu companheiro, o transplante canino de órgãos.

Assim como em nós, humanos, quando um pet vem a falecer, em certos casos, alguns órgãos ainda estão em funcionamento. No entanto, este é um assunto que ainda gera dúvidas em muitos tutores e, por isso, vamos falar sobre essa descoberta da medicina veterinária, que poderá salvar a vida de inúmeros companheiros.

Entenda como funciona o transplante de órgãos em cães

No Brasil, o transplante de órgãos entre cães ocorre desde 2004, porém, no exterior, diversos felinos já passaram por essa experiência. Lá fora, os resultados foram extremamente positivos, chegando a  proporcionar mais de 3 anos de sobrevida ao pet.

A cirurgia é feita em caso de um pet com morte cerebral, ou então, quando o animal consegue repor o que é retirado, como o fígado ou a medula. Órgãos em números pares também são permitidos, no caso dos rins, por exemplo.

Infelizmente, os animais de estimação também estão suscetíveis à rejeição do órgão pelo organismo. E, para evitar que isso ocorra, é necessário realizar uma bateria de exames antes da cirurgia e um longo tratamento acompanhado por um especialista.

Contudo, pesquisas estão sendo feitas para garantir que esse cenário mude, já que pode meio de mecanismos de imunidade celular e hormonal, é possível retardar a rejeição. Esperamos que isso evolua, não é mesmo?

Todo pet pode doar órgãos? 

Na teoria, sim! Porém, é sempre necessário atentar-se a alguns pontos fundamentais, não só para garantir que a cirurgia seja um sucesso, mas também para promover um bom funcionamento do organismo do pet que receberá  o órgão.

Outros pontos também podem interferir na condição do pet que irá transplantar os órgãos. Históricos de leishmaniose, nos cães, FIV e FELV, nos gatos, tumores, cardiopatias, diabetes, insuficiência hepática e idade superior a 10 anos impedem o animal realizar esse tipo de procedimento.

Animais com um bom estado de saúde capturados pelas prefeituras e com o mesmo tipo de sangue que o pet receptor estão aptos a doar. Nesses casos, o tutor do pet que receberá o órgão deve adotar o pet doador e ficar com ambos após o transplante.

Cães e gatos com grau de parentesco têm chances bem menores de rejeição. Porém, também é necessária uma análise clínica cuidadosa, já que algumas doenças podem ser hereditárias.

Pets doadores podem ter a saúde danificada?

Não é comprovado que a saúde de um pet é danificada após a realização do transplante. Isso porque, assim como em humanos, alguns órgãos se regeneram e nos casos de órgãos em pares, como os rins, é possível viver a vida tranquilamente.

No entanto, é fundamental que após a cirurgia, ambos os pets recebam os cuidados adequado e, em alguns casos específicos, seja adepto de uma dieta crônica para evitar a rejeição.

Por um tempo determinado pelo veterinário, o animal de estimação doador deve ter o acompanhamento necessário para garantir um bom funcionamento do organismo.

A vida pós transplante no receptor 

Para evitar que a rejeição ocorra, o pet que recebe o órgão deve receber uma medicação imunossupressora pelo resto da vida. Isso fará com as células que a causam não afete com tanta agressividade o órgão que foi recebido.

Mas, infelizmente, esse tipo de medicação pode deixar o cão ou o gato mais vulnerável às infecções bacterianas. É, por isso, que mais do que nunca as condições de higiene e uma alimentação equilibrada devem ser oferecidas a ele.

Transplante de órgãos em animais: uma segunda chance

Graças ao avanço da medicina, hoje é possível saber que muitos animais de estimação podem ter uma segunda chance ao lado de quem tanto os amam!  O cenário é promissor e só tende a evoluir cada vez mais!

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.