Apresentação do Grupo Gestor do Programa Nosso Centro à imprensa (Foto: Jasf Andrade)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), apresentou à imprensa o Grupo Gestor do Programa Nosso Centro, as ações de curto prazo e as redes sociais do programa. O evento, coordenado pelo secretário Rubens Pereira Júnior, com a presença do secretário de Estado de Governo, Diego Galdino, foi realizado nesta sexta-feira (19), no Palácio dos Leões, em São Luís.
Rubens Pereira Júnior abriu o evento falando do papel do Comitê Gestor. “É um colegiado composto por representantes do setor público, cujo objetivo é garantir a gestão participativa, integrada e descentralizada do Programa Nosso Centro”. Ele ressaltou, ainda, que será um espaço democrático que regularmente ouvirá a sociedade civil organizada, universidades e empreendedores que atuam no Centro para trabalhar de forma integrada e compartilhada.
“A partir da instalação do Comitê Gestor, vamos iniciar várias ações e lançar editais referente as áreas habitacionais e comerciais, bem como abrir licitações para diversas obras de revitalização e construção de espaços no centro de São Luis”, afirmou o secretário.
O Comitê Gestor do Programa Nosso Centro é composto de membros da Secid e das Secretarias de Estado de Governo (Segov), Cultura (Secma), Turismo (Sectur), Ciência e Tecnologia (Secti); da Agencia Executiva Metropolitana (AGEM) e Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Tem o objetivo de promover a articulação e implementação das ações previstas no programa, bem como apoiar e fiscalizar o seu desenvolvimento.
Em relação ao plano de ações do Programa Nosso Centro, Rubens Júnior apresentou o portfólio contendo um conjunto de 17 imóveis à disposição da iniciativa privada por meio do programa Adote um Casarão para abertura de novos negócios e empreendimentos na região central da cidade.
“Dessa forma vamos levar mais pessoas ao Centro, será gerado mais postos de trabalho, com isso vamos dinamizar a economia, essa é a determinação do governador Flávio Dino, que trabalha para transformar o Maranhão com oportunidades para todos e atrativo para grandes investimentos”, anunciou o secretário.
Para o secretário de Estado de Governo, Diego Galdino, o Programa Nosso Centro é uma das prioridades do Governo do Estado que, em tempos de crise no país, desafia e inova com propostas e parcerias de relevância buscando movimentar a economia e atrair grandes empreendimentos para o nosso estado.
Plano de Ação
As ações do plano, com previsão para os próximos 30 dias, tem diferentes frentes. Para o polo habitacional tem o lançamento do 1º Edital do Programa Habitar no Centro, lançamento do 1º Edital do Programa Cheque Minha Casa e licitação de obra da Avenida Magalhães de Almeida.
No polo tecnológico, a Secid entregará os primeiros projetos executivos para a Vale e lança o edital Adote um Casarão 2019. Em relação ao retorno dos órgãos e departamentos estaduais a área central da cidade, o Governo do Estado vai inaugurar o Centro Administrativo João Goulart, onde trabalharão mais de 500 servidores públicos – como reforço do polo Institucional.
No eixo de infraestrutura, serão diversas ações envolvendo os eixos prioritários do programa que são de infraestrutura e segurança pública: levantamento das calçadas das ruas do centro como forma de promover maior acessibilidade e mobilidade para todos.
Na área de segurança será realizada audiência pública para discussão do Plano de Segurança Pública, que será lançado posteriormente. Para dar maior publicidade aos fatos, atividades e ações foram apresentadas as redes sociais do Programa Nosso Centro. Instagram: @nossocentroslz; e twitter: @nossocentro.
Programa Nosso Centro
Instituído pelo Governo do Estado, o Programa Nosso Centro tem o objetivo de tornar o Centro da Cidade de São Luís referência em inovação e desenvolvimento sustentável, bem como preservar o seu valor histórico e cultural. Com foco em cinco grandes polos de atuação que envolvem as áreas de Habitação; Tecnológica; Cultura, Turismo e Lazer; Comercial e Gastronomia; e Institucional.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]