quinta-feira, 11 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Itapecuru-Mirim inaugura horto de plantas medicinais do Programa Farmácia Viva – Maranhão

20/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem20-07-2019-04-07-51

imagem20-07-2019-04-07-54A população de Itapecuru-Mirim tem, agora, acesso seguro a plantas medicinais e orientação para o uso racional de seus derivados. O município inaugurou, nesta sexta-feira (19), um horto do Programa Farmácia Viva, do Governo do Estado. Com a entrega, o Maranhão soma 47 hortos, destinados ao cultivo plantas que serão utilizadas no tratamento e prevenção de doenças.

“Através do uso correto das plantas medicinais, faremos uma saúde diferenciada. É muito gratificante poder implantar o horto dentro de uma Unidade Básica de Saúde, pois aquilo que os médicos prescreverem e orientarem já poderá ser preparado com as plantas cultivadas no espaço”, disse a coordenadora do Programa Farmácia Viva, Kallyne Bezerra.

Em Itapecuru, 320 pessoas foram capacitadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a manipulação e uso das plantas medicinais, dentre os quais agentes comunitários, estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) e profissionais de saúde do município, como farmacêuticos, nutricionistas e enfermeiros.

A secretária Municipal de Saúde, Rita Silva, destaca que o programa fortalece a fitoterapia em Itapecuru. “Queremos expandir para outros pontos do município, como, por exemplo, as comunidades quilombolas. Por ser um trabalho transversal, ele atende não apenas a saúde, mas também a educação e a igualdade racial”, comentou.

Também presente à inauguração, a secretária Municipal de Políticas para a Mulher e de Igualdade Racial, Teresa Landi, destacou que inauguração da Farmácia Viva é a realização de um sonho. “Há 25 anos, a doutora Terezinha Rego dava os primeiros passos com a fitoterapia aqui no município, e agora nós estamos aqui com a missão de dar continuidade a este trabalho, pois sabemos o quanto as plantas fazem bem para a saúde”, observou.

O espaço tem a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o apoio das secretarias municipais de Agricultura e de Políticas para a Mulher e de Igualdade Racial (Sepmir).

Horto O horto em Itapecuru-Mirim trabalha com 20 espécies, indicadas para o tratamento de patologias como diabetes, hipertensão, verminoses, ansiedade, stress e obesidade, doenças de pele, controle do colesterol e triglicerídeo.

São cultivadas mudas de Hortelãzinho, Santa Quitéria, Benerva, Vick, Hortelã, Aguardente, Terramicina, Pílula Contra, Oriza, Manjericão, Capim Limão e Grama Roxa.

O coordenador da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itapecuru Mirim, Cirlandio Coutinho, salientou o impacto do baixo custo com o uso das plantas medicinais. “A fitoterapia atua de forma complementar ao tratamento convencional. A vantagem disso para a população é, além do baixo custo, que também haverá o compartilhamento de saberes com os pacientes, já que eles também poderão fazer o plantio em suas próprias residências”, comentou.

É o caso de Marcelo Nascimento Santos, de 24 anos, que aguardava ser atendido com seu pai, José Carlos dos Santos, de 49 anos, na UBS. “A chegada do horto é muito bem-vinda, pois, por serem medicamentos feitos a partir de plantas que já conhecemos, será mais fácil fazer o preparo de acordo com a medida correta conforme nos ensinarem aqui”, afirmou.

A estudante universitária maranhense Miriam Fonkm, que cursa Ciência da Computação na Nigéria, aproveitou as férias em São Luís para conhecer o Programa Farmácia Viva. Ela está inscrita em uma competição, que aborda soluções climáticas, na categoria “Soluções naturais para alimentação e saúde humana”.

“Aproveitei as minhas férias em São Luís para fazer pesquisas até que cheguei no nome da dra. Terezinha Rego e na dra. Kallyne. Tudo que eu preciso fazer é gravar um vídeo de três minutos que explique como é o programa e de que forma ele pode ser implantado pelo mundo”, explicou a universitária.

O Programa Farmácia Viva foi criado em 2016, pelo governador Flávio Dino, e é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é estimular e orientar a população a fazer o uso correto das plantas medicinais, agregando o conhecimento popular respaldado cientificamente à atenção primária à saúde, atendendo a população usuária do SUS.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/saude/atendimento-basico/itapecuru-mirim-inaugura-horto-de-plantas-medicinais-do-programa-farmacia-viva

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.