Profissionais de saúde de cinco municípios da Regional de Imperatriz participaram da capacitação (Foto: Divulgação)
Os municípios da Regional de Saúde de Imperatriz estão participando da capacitação “Matriciamento: uma estratégia para ordenação do cuidado em saúde mental”, promovida pela Gerência Regional de Saúde de Imperatriz, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O polo de Amarante do Maranhão, formado também por Senador La Rocque, Buritirana, Sítio Novo do Maranhão e Montes Altos, já recebeu as palestras. Nos outros dois pólos da regional, Imperatriz e Estreito, a capacitação será realizada, respectivamente, nos dias 2 e 23 de agosto.
O apoio matricial é uma estratégia de aproximação dos pontos de atenção envolvidos no cuidado integral ao usuário, visando a corresponsabilização das equipes e fortalecimento do vínculo do usuário com a Atenção Primária.
No total, foram três palestras proferidas: “Pelas Veredas do SUS, Qual o Meu Lugar?”, ministrada pela assessora técnica da Gerência Regional de Saúde de Imperatriz, Benta Lopes; “Suicídio da Abordagem dos Clássicos da Filosofia”, com o professor e mestre em Filosofia, Ricardo Coelho; e “Matriciamento: Possibilidades e Desafios”, com a diretora de saúde da Gerência Regional de Saúde de Imperatriz, Marlene Costa.
“A ideia é estruturar os serviços para trabalharem juntos em prol de um usuário. Isso reduz custos para o Estado, mas, principalmente, torna o serviço mais resolutivo para quem precisa”, explica Marlene Costa.
Em Amarante, participaram profissionais de saúde dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos cinco municípios.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]