quarta-feira, 10 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Em Timon, Centro de Internação Provisória da Funac completa um ano de funcionamento – Maranhão

23/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem24-07-2019-03-07-51 imagem24-07-2019-03-07-54

Servidores do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais celebraram um ano de implantação da unidade (Foto: Divulgação)

Com um ano de funcionamento do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) comemora a implantação do atendimento inicial e da internação provisória no município de Timon, neste mês de julho.

A Funac dispõe de 16 vagas na região para atender adolescentes envolvidos com a prática do ato infracional, o que garante mais dignidade e a garantia de direitos fundamentais como a convivência familiar e comunitária, dentre outros previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a implantação do atendimento no município de Timon representa uma meta cumprida. “Por meio de articulação coletiva, conseguimos implantar a unidade de atendimento inicial e provisória, e mais a garantia de direitos previstos nas leis que regem o atendimento da Funac, como a convivência familiar e comunitária”, destacou a gestora.

“Comemoramos, também, o trabalho desenvolvido pela nossa equipe, com projetos inovadores, e os adolescentes e suas famílias mais comprometidos com o seu processo socioeducativo. A expectativa para os próximos anos é pela construção da unidade de internação, que vai ampliar ainda mais o atendimento no município”, completou.

“Existe um antes e depois, após a implantação das unidades da Funac na região de Timon, principalmente, com a implantação do atendimento inicial e de internação provisória. É algo positivo, pois a partir do trabalho desenvolvido nas unidades, isso tem impactado de forma positiva e transformado a vida dos adolescentes que passam por este atendimento. Destaco também a parceria com o Iema, com os cursos profissionalizantes, que tem uma grande contribuição na vida destes jovens”, pontuou o juiz da Infância e Juventude, Simeão Pereira.

Em um ano de trabalho, 100 adolescentes já passaram pelo atendimento inicial e 127 pelo programa de internação provisória. No total, a unidade já realizou aproximadamente 367 atendimentos aos socioeducandos. Na unidade, os adolescentes dispõem de atividades de escolarização, profissionalização, atividades de cultura e lazer, e atendimentos com a equipe multiprofissional.

Além das atividades executadas, o Centro Socioeducativo realiza projetos diversos como a Feira das Profissões, ações de preservação do Meio Ambiente e de prevenção da criminalidade na maioridade penal. Em paralelo, a unidade possui uma forte articulação com a rede de políticas públicas e serviços, inclusive no âmbito municipal, ações estas que fortalecem a execução do atendimento socioeducativo.

“A unidade desenvolve um trabalho que tem avaliação positiva pelo sistema de justiça, isso é um reconhecimento do programa executado pela Funac. A equipe entrega um bom atendimento, consegue desenvolver o projeto pedagógico dos programas com empenho, atuação preventiva e proativa, isso se reflete numa rotina socioeducativa com mais leveza, o que representa um diferencial para os adolescentes que estão privados de liberdade”, avaliou a coordenadora dos Programas Socioeducativos Regionalizados, Eunice Fernandes.

De acordo com o diretor do Centro Socioeducativo, Lívio Barros, a implantação da unidade regionalizada melhorou o atendimento a este público. “A região de Timon tinha um número crescente de adolescentes envolvidos com atos infracionais. Por meio da unidade conseguimos atender essa demanda de forma célere e em um local adequado. Neste um ano de funcionamento, progredimos bastante, garantimos os direitos previstos em lei, em articulação com os programas e serviços do município, atendendo melhor os adolescentes e suas famílias”, ressaltou. “Outro dado positivo é o baixo índice de reiteração na medida provisória dos adolescentes, resultado do bom trabalho e comprometimento de toda a equipe”, acrescentou o diretor.

“Os servidores em todos os níveis passaram por um longo processo formativo, de forma que eles se apropriaram das normativas institucionais, da essência desta política pública, realizaram treinamento e vivências em outras unidades. Isso se reflete numa maior compreensão do programa executado e num atendimento com maior qualidade”, comentou a coordenadora Eunice Fernandes.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/direitos-humanos/em-timon-centro-de-internacao-provisoria-da-funac-completa-um-ano-de-funcionamento

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.