Oficina de robótica na SBPC (Foto: Divulgação)
Nesta terça-feira (23), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) voltou a chamar a atenção do público da 71ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) que foi à Expot@c, onde está o stand do Instituto. Desta vez, a surpresa ficou por conta da oficina de robótica, que teve como monitor Francisco Victor, de 16 anos, aluno da unidade plena do IEMA de Brejo, onde faz o curso técnico em agricultura orgânica. Esta foi a primeira oficina de robótica do Instituto nesta edição da reunião anual da SBPC. Na avaliação dos participantes, Francisco fez bonito e mostrou que entende do assunto.
Tuka Andrade, da rede estadual de Educação do Mato Grosso do Sul, participou da oficina de robótica e elogiou o estudante do IEMA. “O Francisco foi o tempo todo prestativo, estava à nossa disposição tirando as dúvidas. A gente percebe que é um garoto envolvido com o projeto do IEMA, que tem boa vontade para ensinar, tanto que houve uma troca de conhecimento entre ele e o João, nosso aluno. Isso é muito valioso, a troca de saberes entre alunos é muito importante para a educação”, afirmou.
Na avaliação da professora, toda a equipe do Instituto está de parabéns por proporcionar essa aprendizagem para professores e alunos. “Essas oficinas não apenas nos capacitam, mas também nos incentivam a repassar esse conhecimento que adquirimos. Pretendemos levar a robótica para a nossa escola”, conta Tuka ao revelar que, juntamente com o Jurandir, diretor da Escola José Alves Ribeiro – seu local de trabalho no município de Rochedo – vai trazer os estudantes para as oficinas que o IEMA está organizando na reunião da SBPC.
Outro depoimento que corrobora o trabalho do aluno do IEMA é o dos amigos Philip Teles e Jéssica Mulinari. Eles também participaram da oficina de robótica e fizeram uma avaliação positiva do Francisco Victor. “Dá pra perceber que ele fala com propriedade do que está expondo e que existe paixão pelo que está fazendo”, disseram.
Para Philip e Jéssica, quando a equipe do IEMA explicou o projeto, eles entenderam como o Instituto tem trabalhado a questão da autonomia e do protagonismo dos alunos. “Percebemos que esses meninos poderiam estar fazendo um monte de coisas erradas por aí, mas o IEMA lhes oferece uma oportunidade de uma profissão e de visão de mundo.”
O aluno Francisco Victor (Foto: Divulgação)
O aluno da unidade plena de Brejo conta que conhece a robótica há um ano e meio e que ela certamente mudou a sua vida. “Aprendi muitas coisas da eletrônica e tecnologia. Foi o IEMA que me proporcionou conhecer a robótica, esse mundo novo de aprendizado e de novas ideias.”
Francisco explica que a robótica é muito extensa e não se resume às competições. Ele acha “muito legal ensinar algo novo às pessoas, levar esse aprendizado aos leigos no assunto”. “Tive contato com alunos que nunca se relacionaram com a robótica e com professores que garantiram que vão implantar esse projeto em suas escolas”, completou.
As oficinas de robótica serão ministradas pelos professores Fábio Sousa, Fábio Aurélio e Cleriston Silva e serão monitoradas por Francisco Victor. O IEMA participa da 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que acontece em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O evento vai até dia 27 de julho no campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]