Adolescentes visitam museu
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) por meio do Centro Socioeducativo de Semiliberdade Cidadã (CSSC) realizou uma visita com os socioeducandos ao Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT), museu vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A iniciativa visa disponibilizar momentos de cultura e lazer aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, é muito importante atividades como essas, pois oportuniza aos adolescentes conhecerem a sua cultura. “A proposta é sensibilizar através da arte, os adolescentes visitaram o museu pela primeira vez. Além de conhecer o acervo físico, visitaram exposições que retratam a história geral e local, ocasião em que aprenderam sobre a cultura de alguns povos, entre eles, os indígenas da Região Tocantina”, explica.
O adolescente de 16 anos, que nunca tinha visitado um museu fala da sua experiência. “Eu não sabia como era um museu por dentro e estou gostando muito. Tive a oportunidade de apreciar obras importantes, que me deixou curioso para conhecer um pouco mais sobre a minha cultura”, conta.
Um dos socioeducandos quando questionado sobre o que achou da visita, disse que foi uma experiência muito rica. “Aprendi sobre a história da minha cidade e da cultura local”, comenta.
A coordenadora técnica da Unidade, Janaina Pimenta destaca que os museus são espaços com grande potencial educativo. “Os socioeducandos podem vivenciar de perto a experiência que é estar de frente com a nossa própria história. É um espaço que permite aos adolescentes compreender como nossa cultura atravessa gerações e nos influencia até hoje, situando-o como pertencente à história e reforçando seu protagonismo em seu projeto de vida por meio da sensação da descoberta, valores e normas”, afirma .
O CPAHT
Inaugurado em 10 de agosto de 2015, o Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT), é um espaço destinado à pesquisa e preservação da cultura material e imaterial da Região Sul Maranhense. Fruto de estudos e pesquisas, consolidados pelo Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAI) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, o museu tem o objetivo de incentivar e apoiar a produção e a difusão de conhecimentos nas áreas das Africanidades, Estudos Indígenas, Arqueologia, Educação Patrimonial e Cultura Popular.
Comentários
Comentários
Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/acoes-do-governo/adolescentes-da-funac-visitam-museu-em-imperatriz
[/bloqueador2]