Ação educativa na sede do Detran-MA (Foto: Divulgação)
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, na sexta-feira, (26), uma ação educativa, na sede do Departamento, na Vila Palmeira, em homenagem aos motociclistas, que tem o seu dia comemorado em 27 de julho.
A ação visou alertar motociclistas e mototaxistas sobre os cuidados que todos devem ter nas vias de trânsito e para evitar acidentes.
A ação aconteceu na área de atendimento da sede e foi realizada pelo TRANSITARTE, grupo de teatro formado por educadores do Detran-MA, que encenou a peça “Seja Você o seu Anjo da Guarda”, abordando dicas de segurança específicas para motociclistas.
Após a apresentação, os educadores distribuíram panfletos educativos com informações sobre condução segura, e conversaram com vários motociclistas que se encontravam no local. O grupo de arte também promoveu a ação no setor da Vistoria.
A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, lembrou que os motociclistas são uma das prioridades nas atividades educativas do Departamento. “Os condutores de motocicletas são sempre lembrados em nossas campanhas. O trabalho educativo junto a essa categoria é fundamental para a redução de acidentes no trânsito”, afirmou.
O educador e ator Jimisson Cesar, que interpreta o personagem “Motoboy Regenerado”, nas apresentações do TRANSITARTE, revela que o objetivo da ação foi alertar os motociclistas para os riscos da linha com cerol, ou linha chilena, que tem causado graves acidentes. “A gente mostrou a importância do uso da ‘antena-corta-pipa’, um equipamento que evita acidentes com o motociclista”, destacou.
Para o engenheiro mecânico Claudio Silvano, que veio ao Detran-MA para realizar os serviços de vistoria em sua moto, a ação mostrou a preocupação do órgão com a segurança dos condutores de motocicletas. “Precisamos estar atentos para os riscos nas vias de transito e dirigir com atenção e responsabilidade”, afirmou.
Entrega de coletes de segurança
Educadores com usuários do Detran-MA (Foto: Divulgação)
Durante o primeiro semestre, o Detran-MA já entregou cerca de dois mil coletes de segurança retrorrefletivo para mototaxistas e motofretistas, que concluíram o curso obrigatório de formação profissional, oferecido pelo órgão à categoria do Estado.
O curso obrigatório de formação para o exercício da profissão dos mototaxistas e motofrentistas é uma exigência da Resolução nº 350 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que os motociclistas profissionais adquiram conhecimentos em segurança viária, e também a padronização das ações e atitudes no trânsito.
Os coletes foram destinados a mototaxistas e motofretistas dos municípios de São Luís, Santa Inês, Imperatriz, Açailândia, Grajaú, Itinga e Timom. Todos os profissionais estão credenciados.
Durante a entrega dos equipamentos, Larissa Abdalla, ressaltou a importância do exercício da profissão. “No Maranhão, segundo as estatísticas do Departamento, 59,82% da frota de veículos do Estado é formada por motocicletas. Muitos condutores utilizam o veículo como ferramenta de trabalho, portanto, existe a necessidade da formação profissional para a segurança de todos que utilizam esse transporte”, disse.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]