Encerramento do Fórum Maranhense sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia
Em sua primeira edição, o Fórum Maranhense sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FOMAFF) encerrou as atividades, nesta sexta-feira (26), com saldo positivo em participação e relevância. O encontro aconteceu no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Estado, com 400 inscritos, e média de 250 participantes de 150 municípios maranhenses.
Realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o 1º FONAFF trouxe o tema “As novas tecnologias e os desafios para o financiamento da Assistência Farmacêutica”, destinado aos profissionais de saúde, com foco nos farmacêuticos que atuam no âmbito da Atenção Primária, além dos coordenadores de Assistência Farmacêutica Municipal.
De acordo com o gestor da Assistência Farmacêutica do Maranhão, Sandro Monteiro, o fórum é resultado da Portaria n° 256, instaurada pela SES em 2017, que permite maior qualidade no processo de aquisição e distribuição de medicamentos, segurança sanitária e melhor acompanhamento na utilização do fármaco.
“Encerramos o evento com muita satisfação, porque o Maranhão agora integra a lista de oito estados que realizam fóruns farmacêuticos. Já realizamos três seminários e agora, mudando para a categoria de fórum, tivemos o diferencial da apresentação de trabalhos científicos que serão analisados e publicados no Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia”, informou Sandro Monteiro.
Temas
Foram abordados temas sobre licitação, compras públicas, fenômenos de judicialização, financiamento do SUS e elaboração de protocolos clínicos. Além destes, o evento também trouxe para a mesa de debate dados sobre os medicamentos dispensados aos pacientes e a sua contribuição para a melhora do quadro de saúde.
Segundo o farmacêutico do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, unidade pertencente à Universidade Federal da Bahia, Charleston Ribeiro, o 1º FONAFF gerou um conjunto de temas que vão favorecer o acesso dos pacientes aos medicamentos. “Tivemos a participação dos estados do Pará, Bahia, Paraíba, Acre, entre outros. Das experiências vividas na Bahia, citamos aqui sobre um programa de gerenciamento de doenças, em especial os enfrentamentos feitos contra a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), a quarta causa de morte no Brasil”, ressaltou.
Atualmente, o Maranhão possui 208 municípios com Assistência Farmacêutica implantada no organograma das secretarias municipais de saúde. Entre 2015 e 2018, a Assistência Farmacêutica da SES realizou 832.351 atendimentos aos usuários do Maranhão. O resultado representa o aumento de 22% da estimativa inicial que era de 680 mil atendimentos.
Para Kátia Bittencourt, da Assistência Farmacêutica do município de Caxias, o 1º FONAFF criou momentos de aperfeiçoamento técnico. “Com os esclarecimentos compartilhados no evento, principalmente no tocante à judicialização, poderemos investir cada vez mais para continuar trabalhando dentro das normas legais”, concluiu.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]