[bloqueador2]
Cantanhede, Matões do Norte, Codó e Timbiras recebem, nesta sexta-feira (26), mais um mutirão do glaucoma. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece consultas e exames específicos, distribuição de medicação gratuita, quando necessária, e encaminhamento para tratamento. Além disso, os casos diagnosticados em edições anteriores serão acompanhados.
A ação teve início na quinta-feira (25), nos municípios de Miranda do Norte, São Mateus do Maranhão e Peritoró. No total, o mutirão do glaucoma passará por 11 municípios das regionais de Itapecuru e Codó até este sábado (27).
“O mutirão é mais um importante instrumento para garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento do glaucoma, que é uma doença que pode ser tratada e assim garantir a visão do paciente de forma gratuita. A ação da SES fortalece a política de saúde básica do município e garante acesso para os maranhenses a essa rede de cuidados”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Para receber atendimento, o paciente deve comparecer às unidades onde acontecem o mutirão e apresentar a cópia de documento de identidade e cartão do SUS. Idosos, pacientes com histórico de glaucoma na família, míopes, pessoas com hipertensão e diabéticos, dentre outros, são os principais alvos da ação.
A ação oferecerá aos pacientes exames para detecção da doença, como a campimetria, que avalia com alta precisão falhas no campo de visão central e periférico do paciente; a tonometria, processo de medição da pressão interna do globo ocular; e o fundoscopia, exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, como vasos, retina e nervo óptico em área central.
O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e, muitas vezes, não apresenta sintomas visíveis ao paciente. A doença começa com a perda da visão periférica e, em casos extremos, pode provocar cegueira irreversível. Apesar de não ter cura, a perda visual provocada pelo glaucoma pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada através do tratamento, realizado com uso de medicamentos, como colírios, oferecido por meio do mutirão.
CRONOGRAMA DO MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA SEXTA-FEIRA (26/07) Manhã Cantanhede – Na UBS Clóves Chaves – Avenida Rio Branco, s/n – Centro. Codó – HGM – Travessa Rio de Janeiro, 77 – São Francisco.
Tarde Matões do Norte – Centro Avançado de Saúde José Araújo – Avenida Doutor Antônio Sampaio, s/n – Centro. Timbiras – Centro de Saúde Victoriano Abdalla – Rua Urbano Santos, s/n – Centro.
SÁBADO (27/07) Manhã Vitória do Mearim – na Escola Manijituba – Bairro Manijituba. Coroatá – no Prédio do CEM, Antigo do Hgm – Centro (em Frente aos Correios).
Tarde Arari – Hospital Municipal Jorge Oliveira Praça Major Pestana, S/N – Centro. Alto Alegre do Maranhão – no Centro de Saúde de Alto Alegre do MA (Ozima Vieira) – Avenida Da Rodoviária, S/N – Centro.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]