quarta-feira, 27 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Reeducandos estudam filosofia em penitenciária de Serra Azul | São Paulo

27/07/2019
in São Paulo

[bloqueador2]

A Penitenciária I de Serra Azul incluiu aulas de Filosofia Aplicada na grade de 80 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Eles tiveram acesso a oficinas de filosofia e inglês por meio do projeto “Boécio e Filosofia”, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Claretiano.

A proposta é resgatar a capacidade crítica e relações interpessoais, conciliar sentimento, pensamentos e ações.

“É uma iniciativa importante dentro da unidade prisional porque os exercícios de reflexão servem para que os sentenciados busquem entendimento do próprio comportamento, ou seja, a arte de viver com serenidade e equilíbrio. Desta forma, o projeto proporciona maior autoconhecimento e desenvolve nos participantes o controle das emoções e aprimoramento da sabedoria”, destaca o diretor substituto da unidade prisional, Kelson Pimentel Alvim.

Segundo ele, trata-se de um estudo multicêntrico iniciado há duas décadas na Universidade de Sevilha (Espanha) e desenvolvido em prisões da Espanha, México, Portugal e Brasil através de convênio firmado entre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), ligado à Universidade de Sevilha, e o Centro Universitário Claretiano de Batatais. A iniciativa tem como objetivo levar a Filosofia Aplicada em informação, reflexão e desenvolvimento pessoal a detentos.

O projeto original foi elaborado e incrementado pelo professor José Barrientos Rastrojo, da Universidade de Sevilha. Inédito no Brasil, o programa está sob orientação do professor Edson Renato Nardi, coordenador do curso de Filosofia Presencial e EAD (ensino a distância) do Centro Universitário Claretiano.

Início em 2018

A pesquisa na Penitenciária I de Serra Azul teve início em outubro de 2018 e foi finalizada em maio deste ano. Nesse período, equipes do Claretiano, composta pelo professor Edson, profissionais da psicologia, sociologia e de outras disciplinas aplicaram oficinas de filosofia e inglês na unidade, semanalmente.

“Foram ações multidisciplinares utilizadas para o despertar, o resgatar da capacidade crítica; as relações interpessoais; a limitação da agressividade; o governo das emoções, como as paixões; as virtudes éticas; o pensamento crítico e o desenvolvimento das virtudes noéticas-intelectuais”, detalha Nardi.

Ele explica que, durante as oficinas, foram realizadas avaliações empíricas, qualitativas e quantitativas de resultados por meio de exercícios de pensamento crítico e criativo, além de autoavaliação subjetiva com teste que situa a sabedoria em três dimensões: elementos cognitivos, reflexivos e emocionais. Foi aplicado, ainda, método que avalia experiência, regulação emocional, reflexão e humor.

“Para tanto, foram utilizadas duas metodologias: a realização de exercícios filosóficos extraídos da tradição sapiencial (relacionada à sabedoria) e a prática de literaturas filosóficas diárias, que serviram para reforçar o treinamento”, finaliza o professor.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/reeducandos-estudam-filosofia-em-penitenciaria-de-serra-azul

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.