[bloqueador2]
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), assinou na última segunda-feira (29) o contrato de prestação de serviços com a Via Mundo, empresa especializada em programas de intercâmbio educacionais no Brasil e no exterior. A empresa foi a vencedora da licitação e fornecerá pacotes de intercâmbio no âmbito do Programa Cidadão do Mundo que enviará 80 jovens para a Argentina, África do Sul e França no segundo semestre de 2019.
“O Cidadão do Mundo é um programa de sucesso do Governo Flávio Dino que já beneficiou mais de 300 jovens com intercâmbio linguístico e cultural. Já tivemos vários depoimentos de jovens que tiveram suas vidas transformadas pelo programa e isso é muito satisfatório. Enviaremos mais 80 jovens para trocarem experiências, ampliarem suas visões de mundo e retornarem ao Maranhão com mais conhecimento”, enfatizou o secretário Davi Telles.
O programa segue com inscrições abertas até o dia 13 de agosto, após a divulgação da lista de selecionados, serão realizadas reuniões de orientação sobre economia, cultura e comportamento do país de destino. “Nós buscamos dar toda a orientação necessária para os estudantes para que eles tenham a melhor experiência possível”, destacou Fabiana Moura, coordenadora do programa.
A assinatura do contrato foi realizada na sede da Secti e contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, do Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Igor Nascimento, da coordenadora do Programa Cidadão do Mundo, Fabiana Moura, do Diretor Geral da Via Mundo, Antônio Bacelar Junior entre outros.
O Programa
O Cidadão do Mundo é um programa que objetiva oferecer intercâmbio internacional com foco em idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol) aos jovens maranhenses entre 18 e 24 anos, alunos egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos.
Em quatro edições mais de 300 jovens tiveram a oportunidade de aprender um novo idioma durante três meses de intercâmbio, custeado pelo Governo do Maranhão, em países como França, Argentina, Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Espanha.
Em sua quinta edição o programa vai levar vinte jovens para Montpellier (França), trinta para Cidade do Cabo (África do Sul), e trinta para Córdoba (Argentina).
Os participantes receberão bolsa auxílio no valor de R$ 4.500,00 para serem utilizados durante o período em que estiverem no exterior, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Inscrições
As inscrições para a 5ª edição do Programa Cidadão do Mundo, tiveram início no dia 17 de julho e seguem até o dia 13 de agosto pelo link web.secti.ma.gov.br/cidadão. O edital com todas as informações sobre os critérios para participação no programa está disponível no site da Secti www.secti.ma.gov.br
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]