Representes da Secma e órgãos vinculados durante a homenagem realizada na abertura do 3º Erecin (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado da Cultura (Secma), a Biblioteca Pública Benedito Leite, o Arquivo Público do Estado do Maranhão e a Casa de Cultura Josué Montello receberam homenagem, na noite desta segunda-feira (29), durante a abertura do 3º Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação (Erecin). A solenidade ocorreu no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.
A homenagem é pelo reconhecimento dos serviços prestados à sociedade pela Secma e seus equipamentos culturais vinculados. A ocasião foi marcada, também, pela comemoração dos 50 anos do Curso de Biblioteconomia da UFMA, bem como pela reafirmação da parceria constante entre essa instituição de ensino superior e a Secma, por meio dos seus equipamentos culturais.
A gestora da Biblioteca Púbica Benedito Leite, Aline Nascimento, ressalta a importância da homenagem à instituição, que tem uma relação estreita com o Curso de Biblioteconomia da UFMA, uma vez que a Biblioteca é um dos campos de estágio mais procurados pelos acadêmicos. “É um reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da educação, da democratização da informação e do acesso ao conhecimento, além da efetivação de políticas públicas referentes à atuação das bibliotecas”.
“Para o Arquivo Público, ser reconhecido por atuar em prol do resgate da memória documental do Maranhão é uma honra. É ver todo o trabalho de uma equipe tendo êxito, na organização e preservação da história presente no acervo documental histórico dos órgãos da administração do estado. Colaborar diretamente para que acadêmicos façam parte deste processo é satisfatório demais”, afirma Fabíola Tavares, gestora do Arquivo.
A Casa de Cultura Josué Montello, responsável pela preservação da memória e da produção artística e cultural do Estado, foi uma das homenageadas. “Receber a homenagem do Curso de Biblioteconomia da UFMA é uma honra, pois representa o reconhecimento da importante contribuição que a casa tem na formação do profissional bibliotecário, com o campo de estágio e com a realização de práticas sócio educativas e culturais realizadas em parceria com o curso”, pontuou a gestora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza.
Recebendo a honraria pela Secma, a secretária adjunta da pasta, Caroline Veloso, evidencia as ações da secretaria pelo resgate e a democratização da cultura. “O curso de Biblioteconomia tem grande contribuição nesse processo, pois são estes profissionais que ajudam a preservar a nossa cultura, propagam o nosso aspecto cultural e nos ajuda, diretamente, nos passos de abrangência cultural”.
O Erecin tem é um espaço à troca de experiências, aprendizagens e fortalecimento dos vários cursos que compõem a área de Ciência da Informação no âmbito da pós-graduação, como Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]