terça-feira, 26 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Amamentar faz bem tanto para o bebê quanto para a mãe, afirma especialista do HC | São Paulo

01/08/2019
in São Paulo

[bloqueador2]

No dia 1º de agosto é celebrado o Dia Mundial da Amamentação. A data tem como objetivo promover a amamentação, bem como ajudar no combate à desnutrição infantil e no incentivo à doação de leite materno para crianças que não podem ser amamentadas.

Considerado o alimento mais completo e equilibrado que existe, o leite materno oferece uma série de benefícios nutricionais para os bebês e, por este motivo, deve ser consumido de forma exclusiva durante os seis primeiros meses de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde. “Após este período, ele, sozinho, acaba não sendo mais suficiente, e a alimentação deve ser complementada com frutas e papinhas; a OMS recomenda, ainda, que seja mantido entre as refeições até dois anos ou mais”, explica Valdenise Tuma Calil, médica pediatra e neonatologista do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Assim, além de nutri-los, essa primeira fonte alimentar se sobressai por proporcionar inúmeros fatores de defesa que auxiliam na prevenção de infecções, em especial diarreia e doenças respiratórias. O aleitamento também colabora para a formação do sistema imunológico das crianças, favorece o desenvolvimento motor-oral e cerebral e reduz o risco de obesidade e de doenças alérgicas, cardíacas, autoimunes e crônicas, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes dos tipos 1 e 2.

A amamentação ajuda, ainda, a aumentar o vínculo afetivo entre a mãe o filho, o que contribui para o bem-estar de ambos e para a sensação de realização das mulheres, minimizando, inclusive, as chances de depressão pós-parto. E esses não são os únicos benefícios para a saúde delas. O aleitamento materno pode fazer com que a sua perda de peso se torne mais rápida, pois o gasto de energia é maior, e reduzir os riscos de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e cânceres de ovário e de mama. “Quanto mais tempo elas amamentam, menor a prevalência desses tumores”, conclui Valdenise.

Diante disso, para não prejudicar a produção láctea, alguns cuidados são essenciais. A tensão e o cansaço pós-parto podem atrapalhar a liberação do leite. Assim, é de suma importância contar com o auxílio e o apoio dos familiares, bem como descansar nos intervalos das mamadas e manter-se relaxada e tranquila. Já para as mulheres que produzem bastante quantidade, é necessário esvaziar as mamas, pois deixá-las muito cheias também pode ser prejudicial à mãe e reduzir a produção. Para isso, a doação de leite é uma excelente alternativa. Além de garantir a manutenção da secreção desse alimento natural, gratuito, e que faz tão bem ao bebê, é possível ajudar outras mães que não conseguem amamentar os seus filhos. Orientações sobre a doação e serviços de Banco de Leite e Postos de Coleta podem ser consultadas em: www.rblh.fiocruz.br.

Para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto, o Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP e o Instituto Central do HCFMUSP prepararam uma programação especial, com palestras e atividades diversas. Confira abaixo.

Serviço

Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM)

1º de agosto, às 15h: Grupo Saracura

2 de agosto, às 16h: Cinema – “Minha Vida em Marte”

5 de agosto, às 14h: Roda de conversa: “Perrengues do Aleitamento Materno”

6 de agosto, às 13h: “Roda de conversa: “Olhando para as Famílias”

7 de agosto, das 8h30 às 12h: Reunião conjunta da obstetrícia-neonatologia sobre aleitamento materno e o tema da SMAM 2019: “Empower Parents, Enable Breasrfeeding (Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação”

7 de agosto, às 10h: Oficina de Bordado/Customização

7 de agosto, às 16h: Tarde de violão para famílias de pacientes

8 de agosto, das 12h às 16h: Oficina de auto maquiagem

Assessoria de Imprensa Hospital das Clínicas da FMUSP (11) 2661-6694 | 2661-7053 | 2661-2421 [email protected]

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/amamentar-faz-bem-tanto-para-o-bebe-quanto-para-a-mae-afirma-especialista-do-hc

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.