Primeira reunião do Governo com centrais sindicais (Foto: Divulgação)
Com o intuito de manter e ampliar o diálogo e o estreitamento de laços entre a gestão estadual e as Centrais Sindicais do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), promoveu, nesta quarta-feira (31), a primeira reunião de articulação de um dispositivo permanente de diálogo com as categorias no estado.
Denominado de Mesa Permanente de Diálogo e Negociações entre o Governo do Estado e as Centrais Sindicais, o dispositivo tem como objetivo discutir temas e pautas que contribuam para o desenvolvimento das cadeias produtivas do estado, bem como a geração de emprego e renda no Maranhão.
Estiveram presentes, dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Maranhão (CTB/MA), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Sindical e Popular Conlutas (CSP Conlutas) e União Geral dos Trabalhadores – Maranhão (UGT/MA). Participou da reunião, também, o subsecretário do Trabalho e da Economia Solidária, Genilson Alves.
“Estamos dando o pontapé inicial para um processo muito importante de discussão sobre desenvolvimento econômico do estado, a partir da geração de trabalho, emprego e renda, com aqueles que militam na defesa dos direitos dos trabalhadores, que são as centrais sindicais. É mais um importante passo da gestão participativa, que tem sido a marca principal do governador Flávio Dino”, destacou o secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves.
Para o vice-presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, no Maranhão, Júlio Guterres, o estabelecimento de uma mesa de diálogo e negociações entre as Centrais Sindicais e a gestão estadual é uma demonstração de que o Governo Flávio Dino é um governo democrático, que favorece a discussão dos trabalhadores em temas importantes para o estado.
“Essa mesa de diálogo que o Governo do Estado está mantendo com as Centrais Sindicais tem dois aspectos principais: o aspecto democrático e segundo, o reconhecimento de que os trabalhadores têm opinião sobre os rumos da matriz econômica que o Maranhão deve seguir; uma matriz de desenvolvimento inclusiva e sustentável, com a participação dos trabalhadores”, ressaltou.
Na reunião foram apresentadas sugestões de temáticas e formato da Mesa Permanente de Diálogo, ficando definido também o próximo encontro do dispositivo para o dia 17 de setembro, onde será debatido o tema “Matriz de desenvolvimento econômico do estado”.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]