Benedito Leite encerra mais um ciclo de roda de casais grávidos (Foto: Julyane Galvão)
Repassar informações sobre gravidez, parto e cuidados com o bebê: este é o objetivo da Roda de Conversa para Casais Grávidos, promovida pela Maternidade Benedito Leite, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na quarta-feira (31), foi encerrado o oitavo ciclo da roda. Cada ciclo formativo tem de 3 a 4 encontros.
Grávida do segundo filho, a turismóloga Daniela Sousa Lima, na 37º semana de gestação, falou que a roda de gestante a fez olhar a maternidade pública com outro olhar.
“Eu tenho plano de saúde, faço meu pré-natal na rede particular, mas quero fazer meu parto aqui na Maternidade Benedito Leite. O que me faz desejar isso é a humanização e tratamento que eu recebo aqui. Com acolhimento desde a porta, me sinto única. Quebrou o preconceito com o serviço público. O curso para gestantes e pais é mais uma prova de que realmente há esse cuidado com a mulher gestante antes, durante e após o parto”, destacou a turismóloga Daniela Lima.
As Rodas de Conversa para Casais Grávidos oferecem esclarecimentos sobre o que pode acontecer durante a gestação e trabalho de parto. Por isso, no decorrer do diálogo, os profissionais da Maternidade Benedito Leite ressaltaram a importância do empoderamento da gestante, que surge da consciência dos seus direitos como, por exemplo, ao atendimento humanizado.
“Hoje, encerramos nossa oitava roda, dando todas as informações sobre o ciclo da gestação, que engloba a gestação, pré-natal, parto e cuidados com o bebê. Todo esse processo é para fortalecer a gestante e família a respeito do processo gestacional, a fim de que essa mulher tenha uma experiência positiva do parto, sendo respeitada na individualidade e intimidade”, explicou a enfermeira Iara Lopes, que ministrou a palestra sobre cuidados com o bebê.
Gestante Daniela Lima diz que roda demonstra cuidado com a mulher gestante antes, durante e após o parto (Foto: Julyane Galvão)
Nesta edição, foram trabalhados os cuidados com o bebê, troca correta da fralda e higienização, cuidados com o umbigo e o banho do bebê, inclusive o uso da técnica do ofurô para acalmar o recém-nascido.
Pais de primeira viagem, o casal Gilmara Nogueira e Adilson Matos participou do oitavo ciclo de palestras. “Para nós essa roda de conversa foi importante para termos mais confiança em todo processo gestacional. Tudo que aprendemos aqui nos deu segurança, encaixou o pai também como protagonista no processo como alguém que fortalece a mãe nos primeiros dias do bebê”, contou Adilson Matos.
As rodas de conversa são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (98) 99139.8387 ou pelo e-mail [email protected]. A Maternidade Bendito Leite, em São Luís, é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]