Comunidade de Cumã festeja a inauguração da escola (Foto: Lauro Vasconcelos)
“Antes da reforma, a gente tinha uma escola quase sem nenhuma condição de atender os nossos alunos. As salas eram pequenas, estavam sujas, a estrutura da escola era antiga e causava bastante desconforto para a comunidade escolar”. As palavras são de Islândia Cartaginês, gestora do Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção – Anexo Cumã, inaugurado, nesta sexta-feira (2), no município de Guimarães, pelo Governo do Maranhão, após uma ampla reforma e ampliação realizada no prédio escolar.
A escola está localizada no povoado Cumã, zona rural do município. A reforma deixou a comunidade satisfeita, como reforça Islândia Cartaginês. “Agora, vendo essa reforma, é como um sonho que foi sonhado junto e que hoje virou realidade. E a gente se sente muito satisfeito em oferecer esse espaço que foi reformado para os nossos alunos. Um espaço adequado com toda a estrutura disponível, com ventilação, uma boa iluminação que já era um desejo de muito tempo dessa comunidade de Cumã. O sentimento é de realização, de agradecimento e de emoção”, revelou.
A obra realizada no prédio escolar, executada por meio de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sinfra), viabilizou a reforma e ampliação do prédio escolar, com investimentos de mais de R$ 800 mil.
Completamente de cara nova, o estado atual da escola agradou a comunidade que, por anos, sonhou com a revitalização dessa unidade de ensino. “Meus filhos todos estudaram aqui. Na época era tudo muito precário. Teve época que quase nem carteira tinha para os alunos, não tinha merenda. Era muito difícil para os alunos estudar. Hoje, só não estuda quem não quer. Eu só quero agradecer o governo Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão, que estão de parabéns”, declarou Marinete Silva, moradora de Cumã e mãe de ex-alunos do CE Nossa Senhora da Assunção.
Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, destacou que o programa Escola Digna segue mudando realidades em todas as regiões do Maranhão. “Inclusive, aqui em Guimarães, já são três obras do Escola Digna, com essa que entregamos hoje. O governador priorizou a educação porque é o único caminho para melhorar a vida das pessoas, principalmente daqueles que por anos foram esquecidas”, acrescentou.
“Para mim, é uma honra poder ver essa escola transformada. Estudei aqui no período de 1988 a 1991, uma escola que tinha somente quatro salas e, hoje, a gente a encontra com seis salas modernas, mobília moderna, quadro moderno, pintura, uma estrutura totalmente diferente do que era antes. Isso é muito satisfatório para todos nós”, afirmou o secretário de Administração do município e ex-aluno da escola, Daniel Ferreira.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]