A unidade de saúde é a primeira do estado que oferece atendimento de alta complexidade exclusivo na área (Foto: Márcio Sampaio)
“Eu não imaginava que, em São Luís, tinha um hospital com essa estrutura e que o atendimento funcionasse tão rápido. Cheguei aqui hoje [segunda] de manhã para atendimento e fiz minha cirurgia. O atendimento é muito bom, estou surpreso”, contou o autônomo Alisson Alves, que fraturou o braço, após uma queda de cavalo, e foi atendido no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), inaugurado pelo Governo do Maranhão em outubro de 2017.
A unidade de saúde é a primeira do estado que oferece atendimento de alta complexidade exclusivo na área e tem garantido um serviço ágil e resolutivo para pacientes em espera por cirurgias eletivas. Em menos de dois anos de funcionamento, o HTO realizou 4.472 cirurgias ortopédicas (dados até maio deste ano).
“Quando vejo o volume de cirurgias que fazemos aqui por dia, me pergunto onde esses pacientes seriam absorvidos, quanto tempo eles esperariam para fazer o procedimento? Com o HTO, o Governo do Estado está fechando um gargalo histórico na saúde do Maranhão. Retirando pacientes das filas de espera, dando qualidade de vida, impedindo que esse paciente, em consequência da demora do atendimento, tenha sequelas mais graves, perdas ósseas, de movimento e até mesmo se tornando um incapacitado o resto da vida”, analisou diretor clínico do HTO, Newton Gripp.
O representante de vendas José Nilo, de 60 anos, é natural de Fortaleza (CE) e mora em São Luís. Ele caiu da rede em seu apartamento, o que causou uma fratura no fêmur. “Busquei atendimento no Socorrão, fiquei alguns dias lá e fui trazido para cá. Fiz minha cirurgia há dois dias, deu tudo certo, graças a Deus. Não tenho do que reclamar, nem do atendimento, nem da estrutura. Estou surpreso de ter aqui um hospital desse porte”, contou.
Estrutura
O HTO possui uma estrutura com 34 leitos, 10 leitos de UTI, três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo, além de alas especializadas para atendimento de crianças e idosos.
A unidade de saúde opera com 26 médicos e equipamentos de alta tecnologia, oferecendo atendimento ambulatorial e cirúrgico, marcação de consultas, análises clínicas, exames de imagem (Raios-X, Ultrassonografia e Tomografia). Para ter acesso à unidade, é preciso ser encaminhado por outras unidades de saúde do estado para serem acolhidos na unidade de traumatologia e ortopedia.
Representante de vendas José Nilo aprovou tratamento recebido no HTO (Foto: Márcio Sampaio)
“Nós fazemos todos os procedimentos cirúrgicos ortopédicos, com exceção da cirurgia da coluna, que tem um alto custo de compra de órteses e o Hospital Universitário já é referência para esse procedimento. Os pacientes quando chegam aqui ficam até surpresos com o serviço, por ser um serviço do SUS. Nosso papel aqui é atender bem o paciente, dar 100% de resolutividade do problema e dar qualidade de vida”, reforçou Newton Gripp.
Os médicos ortopedistas são especialistas em cirurgia pediátrica, trauma, cirurgia do pé, mão, microcirurgia, joelho, quadril, ombro, cotovelo, bucomaxilofacial e cirurgia pélvica e em especialidades que dão suporte, como cardiologia, clínica médica, anestesia, cirurgia geral, cirurgia vascular, médico intensivista e pediatria.
Pesquisa
Um levantamento realizado pelo Instituto Interpreta e divulgado no mês de junho mostrou que o HTO tem aprovação de 97% dos pacientes atendidos, ou seja, quase 10 entre 10 pacientes consideram o atendimento ótimo ou bom.
A pesquisa mostra ainda que 88% dos entrevistados avaliam que a inauguração do hospital melhorou o atendimento na área ortopédica para a população. Além disso, 72% deram nota 10 para a qualidade do atendimento do médico. A pesquisa sobre o HTO foi feita entre os dias 23 e 25 de maio com 400 pessoas.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]