Nova secretaria adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sedihpop, Lissandra Leite (Foto: Divulgação)
O compromisso do Governo do Estado do Maranhão com a agenda dos Direitos da Criança e do Adolescente, desde 2015, alcançou, em maio deste ano, a criação de uma pasta específica para essa política, no âmbito da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Assumiu a Secretaria Adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, na quinta-feira (1ª), Lissandra Leite, jornalista e advogada, especialista em direitos de crianças e adolescentes, que sucede a Elisângela Cardoso, in memoriam.
A Secretaria Adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente tem a função de assegurar o acompanhamento e a articulação de políticas públicas para crianças e adolescentes no Maranhão e contempla, em sua estrutura, a Coordenação de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente e a Coordenação de Promoção do Registro Civil de Nascimento.
Segundo o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, a criação dessa pasta se tornou duplamente importante: “Primeiro, em virtude da atenção legitimada pelo Governo do Estado à pauta, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas nessa área; e segundo, pela real necessidade de garantir direitos dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, ao contrário do que tem acontecido no cenário nacional”, justificou.
A nova secretária adjunta, por sua vez, é jornalista e advogada, especialista em direitos de crianças e adolescentes. Foi repórter e editora em diversos veículos de comunicação e assessora em órgãos públicos. Fundadora e primeira presidente da Associação Maranhense de Imprensa, foi também presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MA).
Em 2000, Lissandra Leite se afastou do jornalismo tradicional para se dedicar à Comunicação para o Desenvolvimento e à defesa de Direitos Humanos. Nesse campo, assessorou a criação da Rede Amiga da Criança, trabalhando para a Fondation Terre des hommes; foi uma das fundadoras da Agência de Notícias da Infância Matraca e atuou, também, como Analista de Projetos do Canal Futura – Fundação Roberto Marinho.
No campo acadêmico, foi professora de Jornalismo da Faculdade São Luís. No Sistema Organização das Nações Unidas (ONU), foi consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para os programas de prevenção ao envolvimento de jovens com a violência, consultora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para a Plataforma dos Centros Urbanos.
Atualmente, Lissandra Leite é consultora de parcerias estratégicas em Segurança Pública da UNOPS – Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos. Além disso, foi assessora especial do Plano Mais IDH, na Sedihpop, onde também já atuou como superintendente de Proteção e Defesa de Direitos Humanos.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]