Secretaria de Estado da Saúde participa do Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias, em São Paulo (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve representada no 8º Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias (Encovisas), na quinta-feira (1º), em São Paulo, pelo superintendente de Vigilância Sanitária, Edmilson Diniz. Realizado pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o evento discutiu temas como o risco sanitário em estabelecimentos de alimentos e o desafio das redes para se adequar aos procedimentos obrigatórios exigidos.
O superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz, foi um dos debatedores do painel “O desafio das redes de alimentação para adequar procedimentos obrigatórios exigidos pelos órgãos fiscalizadores em diferentes praças”.
“Explanei sobre a necessidade de atualização das normas sanitárias e, nesse contexto, estamos trabalhando na revisão do código sanitário maranhense, de forma a desburocratizar o licenciamento sanitário e focar mais na ação de gestão de risco sanitário com escalonamento do risco prioritário, aonde houver maior risco sanitário dentro do território estadual”, explicou Edmilson Diniz.
Em seu discurso de abertura, o presidente da ANR, Cristiano Melles, destacou que o 8º Encovisas objetiva o aprimoramento e a busca pela desburocratização, pela facilitação de processos e relações.
“Debatemos pontos visando alcançar a melhoria contínua com foco na qualidade e na entrega de uma experiência única aos consumidores. Nós – autoridades, entidades, órgãos, estabelecimentos e ANR – precisamos estar unidos. Atentos em tempo integral aos riscos sanitários, acompanhando e nos antecipando às mudanças nas legislações, trabalhando juntos e coordenados em prol de um resultado maior”, disse Melles.
Para Alberto Vieira, diretor executivo da ANR, a importância do evento para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária foi o de poder reunir no mesmo lugar o lado fiscalizado e o fiscalizador. “Trata-se de um dia importante para debater pontos em comum e levar o que todos querem de melhor que é a qualidade e segurança alimentar ao consumidor”, ressaltou.
O encontro contou com a presença de profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Também estiveram presentes as vigilâncias dos municípios do Rio de Janeiro (RJ), Jaboatão dos Guararapes (PE), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Participaram, ainda, professores das Universidades Federais de São Paulo e do Rio Grande do Sul, além dos representantes de restaurantes.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]