[bloqueador2]
Um total de 2.524 estudantes que concluiu os cursos ofertados pelas Unidades Vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), em 16 municípios maranhenses, estão sendo certificados. Nesta sexta-feira (02) receberam a certificação, os alunos do município de Timon, na Região dos Cocais, que fizeram os cursos de Libras Básico e Instalação e Manutenção de ar condicionado.
Os cursos vocacionais do Iema são ofertados para atender, em tempo hábil, as demandas específicas de cada cidade. A ideia é que o jovem que conclua o curso seja engajado no mercado de trabalho, criando oportunidades para quem precisa e reduzindo assim o desemprego no estado.
Neste último ciclo, foram ofertados 37 diferentes cursos, totalizando 82 turmas. A maioria dos cursos vocacionais do Iema com duração 160 horas/aula. Um total de 2.774 alunos foram matriculados. Destes, 90,99% receberão a certificação. Isso significa uma evasão de apenas 9,01%. No início dos ciclos de cursos ofertados, a evasão era de 21%; em 2018, já havia caído para 11%.
Desde a criação das Unidades Vocacionais do Iema, pelo governo Flávio Dino, já foram capacitados mais de 29 mil profissionais, como informa o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), André Bello.
“Isso significa que o governo Flávio Dino tem olhado para os que mais precisam e está apostando na educação profissional como forma de enfrentamento da crise econômica e do desemprego. Nós observamos, no auge dessa crise, muita gente buscando uma qualificação, querendo um treinamento para poder retornar ao mercado de trabalho ou abrir um próprio negócio, garantir uma renda. O governador e o secretário Felipe Camarão têm se empenhado muito em criar oportunidades para melhorar a vida dos maranhenses que de fato precisam de apoio do governo”, pontuou André Bello.
Podem se inscrever para os cursos ofertados pelas Unidades Vocacionas do Iema adolescentes, jovens e adultos com escolaridade desde o ensino fundamental incompleto até o ensino superior, de acordo com a exigência de cada curso.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]