Secretário Simplício Araújo e equipe da cervejaria Ambev (Foto: Arthur Costa)
“É um marco na vida do agricultor maranhense. Os nossos produtores de mandioca agora trabalharão com mais motivação”. Essa foi a declaração da agricultora Vanusa Pereira, sobre a parceria do Governo do Maranhão e a Ambev, articulada desde 2015, pela Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), que promoveu um encontro entre a empresa e representantes da cadeia produtiva, recentemente.
“Quero agradecer ao governador Flávio Dino, pois não vamos mais nos preocupar, porque o pequeno produtor está sendo olhado e vai ter motivação para trabalhar e estar no campo”, acrescentou Vanusa Pereira, que faz parte do Assentamento São Bruno, em São Luís.
A reunião contou com 380 participantes de mais de 80 municípios maranhenses, entre agricultores, produtores, associações e autoridades, que puderam conhecer mais sobre a parceria entre o Governo do Estado e a Ambev, sobre o processo de produção da cerveja Magnífica, os requisitos para fornecer mandioca, – principal ingrediente na produção da cerveja – e futuros projetos da companhia no Maranhão.
Na oportunidade, o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, agradeceu a Ambev pela parceria, firmada há cinco anos. “Nosso intuito com essa parceria é maximizar as oportunidades de crescimento e verticalização da cadeia produtiva no Maranhão. O viés da reunião foi aproximar os pequenos produtores e a empresa, mostrando como é possível eles fornecerem mandioca”.
Vanusa Pereira destacando as melhorias na cadeia produtiva com a parceria do Governo e Ambev (Foto: Arthur Costa)
Para José Oliveira, agricultor familiar do município de Fortuna, o projeto é uma importante alternativa para os produtores. “Estamos vendo como uma saída que pode contribuir para a renda dos agricultores e produtores de mandioca”, afirmou.
A gerente de marketing da Ambev, Mariana Rech, conta o que atraiu a empresa para o Maranhão. “O Estado sempre foi muito importante para a Ambev. A gente buscava um projeto que pudesse entregar mais do que uma cerveja, mas também um impacto econômico e social, e já existia uma conversa de muitos anos com a Seinc. Fez todo sentido o projeto nascer no Maranhão”, explicou Mariana Rech.
Rafael Sousa, proprietário da Fazenda Caruma e produtor da cultura em Pinheiro, já forneceu 120 toneladas da raiz da mandioca para a produção da cerveja Magnífica. “Foi um grande sucesso, porque movimentou muito o trabalho na região, tanto dos pequenos agricultores como de pessoas de comunidades próximas, gerando cerca de 120 empregos somente diretos; os indiretos foram muito mais, a partir dessa parceria”, concluiu o produtor.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]