segunda-feira, 9 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Parceria entre Governo do Estado e cervejaria entusiasma produtores de mandioca no Maranhão – Maranhão

03/08/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem03-08-2019-11-08-54 imagem03-08-2019-11-08-57

Secretário Simplício Araújo e equipe da cervejaria Ambev (Foto: Arthur Costa)

“É um marco na vida do agricultor maranhense. Os nossos produtores de mandioca agora trabalharão com mais motivação”. Essa foi a declaração da agricultora Vanusa Pereira, sobre a parceria do Governo do Maranhão e a Ambev, articulada desde 2015, pela Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), que promoveu um encontro entre a empresa e representantes da cadeia produtiva, recentemente.

“Quero agradecer ao governador Flávio Dino, pois não vamos mais nos preocupar, porque o pequeno produtor está sendo olhado e vai ter motivação para trabalhar e estar no campo”, acrescentou Vanusa Pereira, que faz parte do Assentamento São Bruno, em São Luís.

A reunião contou com 380 participantes de mais de 80 municípios maranhenses, entre agricultores, produtores, associações e autoridades, que puderam conhecer mais sobre a parceria entre o Governo do Estado e a Ambev, sobre o processo de produção da cerveja Magnífica, os requisitos para fornecer mandioca, – principal ingrediente na produção da cerveja – e futuros projetos da companhia no Maranhão.

Na oportunidade, o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, agradeceu a Ambev pela parceria, firmada há cinco anos. “Nosso intuito com essa parceria é maximizar as oportunidades de crescimento e verticalização da cadeia produtiva no Maranhão. O viés da reunião foi aproximar os pequenos produtores e a empresa, mostrando como é possível eles fornecerem mandioca”.

imagem03-08-2019-11-08-00

Vanusa Pereira destacando as melhorias na cadeia produtiva com a parceria do Governo e Ambev (Foto: Arthur Costa)

Para José Oliveira, agricultor familiar do município de Fortuna, o projeto é uma importante alternativa para os produtores. “Estamos vendo como uma saída que pode contribuir para a renda dos agricultores e produtores de mandioca”, afirmou.

A gerente de marketing da Ambev, Mariana Rech, conta o que atraiu a empresa para o Maranhão. “O Estado sempre foi muito importante para a Ambev. A gente buscava um projeto que pudesse entregar mais do que uma cerveja, mas também um impacto econômico e social, e já existia uma conversa de muitos anos com a Seinc. Fez todo sentido o projeto nascer no Maranhão”, explicou Mariana Rech.

Rafael Sousa, proprietário da Fazenda Caruma e produtor da cultura em Pinheiro, já forneceu 120 toneladas da raiz da mandioca para a produção da cerveja Magnífica. “Foi um grande sucesso, porque movimentou muito o trabalho na região, tanto dos pequenos agricultores como de pessoas de comunidades próximas, gerando cerca de 120 empregos somente diretos; os indiretos foram muito mais, a partir dessa parceria”, concluiu o produtor.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/parceria-entre-governo-do-estado-e-cervejaria-entusiasma-produtores-de-mandioca-no-maranhao

[/bloqueador2]

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.