domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo do Estado alerta população para vacinação contra o sarampo – Maranhão

04/08/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem04-08-2019-11-08-45 imagem04-08-2019-11-08-48

Esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade (Foto: Divulgação)

O Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em fevereiro deste ano, após registrar mais de 10 mil casos no ano passado. Em 2019, sete estados já registraram casos da doença – somente em São Paulo, foram 633. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população maranhense para a importância de regularizar a caderneta vacinal para garantir a imunização contra o vírus.

No Maranhão, a última notificação de sarampo foi em 1999, desde então o estado não fez novos registros. “Nosso desejo é que o Maranhão continue sem registros de sarampo como nestes 20 anos. Para barrar a doença, só tem um jeito: a vacina. Por isso, é importante que a população compareça aos postos de saúde para manter este quadro”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A SES tem adotado medidas significantes para manter o estado livre da doença, tais como convocar a população para a vacinação, em especial em municípios turísticos e áreas próximas de fronteiras com outros estados, treinamento de técnicos municipais, preparação para resposta rápida, alinhamento sobre cobertura vacinal, monitoramento e garantia de insumos.

Para se vacinar, a pessoa precisa se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) portando documento de identificação com foto e a carteira do SUS. Pessoas com esquema vacinal completo não precisam ser revacinadas.

Além de São Paulo, os estados do Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Roraima, Amazonas e Santa Catarina possuem casos confirmados da doença. Em território maranhense, a Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios permanecem em alerta.

Como se prevenir

Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Melo, a principal forma de proteção contra o sarampo é a vacina. “Chamamos a população para regularizar a sua situação vacinal. É importante que todos, sejam crianças e adultos, possam estar imunizados, mas para isso devem se dirigir a um posto de saúde. Dessa forma estaremos protegendo o Maranhão do sarampo”, afirma.

A vacina contra o sarampo é administrada para várias faixas etárias, seguindo as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, vigente no SUS.

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade. Pessoas até os 29 anos, o Ministério da Saúde preconiza receber duas doses, da tríplice ou tetra viral. Dos 30 aos 49 anos: dose única, da tríplice ou tetra viral.

Maranhão em alerta

De acordo com dados do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, em 2019, no período de janeiro a junho, a cobertura em crianças de um ano de idade encontra-se abaixo do esperado. Somente 59,78% do público desta faixa etária tomaram a primeira dose da vacina e 47,95 %, a segunda. Este ano, já foram distribuídas 251.880 doses da vacina.

Em 2018, a cobertura da primeira dose em crianças de 1 ano de idade foi de 81,89% e 55,95%, da segunda dose. Dos 217 municípios, apenas 62 alcançaram a meta de 95%, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre por contato de pessoa a pessoa através das secreções nasofaríngeas, através do ato de tossir, falar, espirrar e respirar.

A infecção se caracteriza, inicialmente, pelo aparecimento de diversas manifestações clínicas, como febre acima de 38,5°C, manchas ou bolhas avermelhadas na pele, tosse, coriza e conjuntivite. Ao apresentar este quadro sintomático, a pessoa deve imediatamente procurar assistência médica profissional em unidades hospitalares e ambulatoriais.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/saude/atendimento-basico/governo-do-estado-alerta-populacao-para-vacinacao-contra-o-sarampo

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.