Adolescentes de Imperatriz visitam oficina de motos (Foto: Divulgação)
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), realiza o curso de Mecânica de Motos nos Centros Socioeducativos localizados na Região da Grande Ilha e nos municípios de Imperatriz e Timon.
O curso tem como objetivo a aprendizagem e qualificação dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas para posterior inserção no mercado de trabalho e na sociedade.
Nesta edição, participam 125 adolescentes, sendo 65 das unidades localizadas na Região Metropolitana e 60 socioeducandos nas unidades regionalizadas nas cidades de Imperatriz e Timon. Com duração de 80h, o curso envolve teoria e prática e os participantes têm acompanhamento da equipe da Funac e dos profissionais do IEMA que ministram o curso dentro dos centros socioeducativos.
Mais do que propiciar qualificação, a parceria com o IEMA garante aos jovens e adolescentes um espaço para experiências educacionais, além da promoção de seus direitos. “A parceria possibilita abertura de portas para que os adolescentes possam ser inseridos na sociedade e desenvolver competências e qualidades, que poderão levar em qualquer espaço e lugar, sem que ninguém lhes tire esse conhecimento”, ressaltou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
Para um socioeducando de 17 anos, que já participou de quatro cursos, por meio da parceria, diz que essa oportunidade lhe dá esperança e o deixa contente com a qualificação. “Eu pretendo conseguir um emprego em uma das áreas que estou me qualificando. Sei que o certificado do IEMA tem um peso no mercado de trabalho”, declarou otimista.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]