
Há algum tempo, as chamadas roupas étnicas têm conquistado espaço nas passarelas do mundo todo, tanto que grifes renomadas têm apostado nesta tendência já há algum tempo.
As fashionistas e influencers, por sua vez, aderiram ao movimento e é cada vez mais comum encontrarmos blusas com estampa indiana, bolsas e sapatos com detalhes tribais de países africanos e vestidos com temas indígenas nas lojas dos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo.
O estilo é bastante contemporâneo e cria looks super sofisticados e elegantes. Mas, para não deixar a produção com um ar de fantasia, é preciso adotar algumas peças com certo cuidado.
Quer saber o que é moda étnica e como ela pode ser adotada nos looks do cotidiano? Nós temos algumas informações e dicas que podem te ajudar!
O que é a moda étnica
A palavra “etnia” é usada na Antropologia para designar um grupo de indivíduos que têm a mesma língua materna, comungam as mesmas crenças, têm valores similares e dividem um mesmo espaço territorial.
Na moda, a palavra “étnica” (referente à etnia) é muito utilizada para expressar a ideia de tribo, de um grupo muito específico de pessoas. Então, a moda étnica pode ser as roupas usadas, por exemplo, por indianos, por alguns grupos africanos ou por indígenas.
Apesar de só ser um conceito da Antropologia emprestado pela indústria fashion, é necessário tomar cuidado com o uso da palavra “étnica”, para que ela não se torne sinônimo de algo que é “menor” ou que não se enquadra em uma cultura dita universal que, no caso, seria a ocidental.
Roupas tribais africanas
Há algum tempo, várias grifes do mundo têm investido em roupas étnicas. Recentemente, algumas delas investiram, por exemplo, em trajes de banho, como maiôs e saídas de praia, nos tons preto, vermelho, amarelo, muito presentes na cultura africana.
Além disso, também replicaram as estampas coloridas e geométricas de tribos do grande continente em suas coleções, inclusive em vestidos e conjuntinhos de calça e terno. Uma das adeptas de peças similares é a diva pop Beyoncé.
Estampas indianas
Outra estampa étnica que faz muito sucesso nas roupas são as estampas indianas que influenciaram, por exemplo, os hippies da década de 1970 e, depois, também foram influência do estilo “Boho”.
Mais do que padrões geométricos, as roupas indianas são feitas de tecidos muito característicos como a seda e podem ter detalhes “decorando” as peças. Os desenhos são os mais variados, desde elefantes, losangos, florais, etc, e a maioria dos tecidos tem fios de ouro dando um realce ainda maior aos tecidos.
Quando usar peças étnicas
As peças étnicas compõem looks super contemporâneos e elegantes. E elas podem ser adotadas em quaisquer situações, desde os eventos mais informais, até as situações mais protocolares.
No entanto, para não criar looks com um ar de fantasia, é indispensável investir em acessórios, como bolsas e sapatos, em tonalidades que conversam com as estampas ou mesmo os mais neutros, como o preto e o vermelho.
A maquiagem também deve dialogar com a produção e suavizar o look. Ou seja, se você optar por uma estampa mais espalhafatosa, prefira uma make em tons de nude, para equilibrar a produção.
Como aderir à moda étnica
Há várias formas de aderir à moda étnica. A seguir, nós listamos algumas delas.
Para as mais tímidas
As roupas étnicas têm estampas mais fortes e acabam criando uma presença no ambiente. Por isso, geralmente, quem as usa são pessoas de personalidade forte que não se importam em ser o centro das atenções.
Para as mais tímidas, é recomendado apostar em detalhes, como, por exemplo, as bolsas e sapatos com as estampas étnicas. Pulseiras e anéis também são boas alternativas. Neste caso, é legal criar um look mais homogêneo ou monocromático e deixar os detalhes ganharem o destaque da produção.
Para as mais extrovertidas
Agora para quem tem uma personalidade mais forte e não se importa em ser o centro das atenções, é possível investir em looks completamente inspirados na moda étnica.
Vestidos com estampas africanas, por exemplo, são boas opções. E pode ser tanto um vestido inteiramente estampado, quanto um que só tenha detalhes, como nas mangas e na barra. Nestes casos é interessante escolher sapatos e acessórios mais neutros, como as sandálias pretas e as bolsas de couro. Agora que você conhece melhor a moda étnica, que tal aderir e investir em looks neste estilo?
[/bloqueador2]