sexta-feira, 22 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Capital sedia evento que discute qualidade de vida e envelhecimento | São Paulo

29/09/2019
in São Paulo

[bloqueador2]

Na próxima segunda-feira (30), o Ciclo ILP-Fapesp de Ciência e Inovação, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista, terá atividades com os temas envelhecimento e qualidade de vida. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

As vagas são limitadas. O evento será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no auditório Paulo Kobayashi, das 15h às 17h. Uma das palestrantes será a pesquisadora Yeda Aparecida de Oliveira, professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Estudo SABE – Saúde, Bem-estar e Envelhecimento.

O projeto teve início no ano 2000, por iniciativa da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A cidade de São Paulo, que abriga mais de 1,7 milhão de idosos, foi um dos sete centros urbanos participantes.

Políticas públicas

Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em vinte anos, haverá mais idosos do que crianças no Brasil. Em 2060, 25,5% dos cidadãos terão mais de 65 anos. Segundo especialistas, o cenário requer políticas públicas que garantam melhor qualidade de vida na terceira idade e pesquisas em vários campos do conhecimento que ajudem a definir prioridades.

Os dados do estudo permitem conhecer as condições de vida e a saúde desse grupo etário. A pesquisadora Yeda Aparecida de Oliveira apresentará as informações atualizadas pelo último levantamento, realizado no período 2015-217. “Sabendo quais são as demandas, pode-se contribuir com o reordenamento das políticas públicas, especialmente no que diz respeito à legislação e criação de serviços”, afirma.

Outra palestra será apresentada por Marcia Scazufca, docente da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora de um estudo desenhado para testar o custo-benefício de um programa de atendimento para idosos com depressão, o Proactive, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizada em parceria com o King’s College London, a pesquisa acompanha 1.440 idosos de Guarulhos com a doença. “Modelos de cuidados colaborativos, nos quais profissionais da atenção primária trabalham juntos para oferecer o melhor atendimento possível para idosos com depressão, foram testados com sucesso em países ricos”, explica a professora.

“Caso os resultados do estudo em andamento sejam positivos, o Proactive poderá ser implementado rapidamente no Estado de São Paulo e em todo o Brasil”, completa Marcia Scazufca.

Pesquisas

Victor Dourado, do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresentará resultados de um projeto, realizado em parceria com universidades holandesas, que busca desenvolver o aplicativo de atividade física Playful Active Urban Living (PAUL) para telefones celulares.

Já a pesquisadora Maria Helena Villas Boas Concone, da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), apresentará o tema da velhice e destacará a importância de se considerar que as pessoas reagem de forma diferente a essa etapa da vida e, portanto, apresentam demandas diferentes.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/capital-sedia-evento-que-discute-qualidade-de-vida-e-envelhecimento

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.