Na época do Natal há 33% a mais de chances de efetivação nos serviços temporários, portanto, confira o que fazer e não cometer de erros para conquistar essas vagas
Chegou outubro, a reta final do ano e menos de 60 dias para a chegada de 2020. Mas antes disso, há o período de festas mais intensivo do planeta, que mescla alegrias e esperança, inclusive de ganhos financeiros e perspectivas profissionais.
Se a sua meta é para alguns nichos específicos, esse é um dos melhores períodos para entregar currículos. Em 2018 houve um aumento de 5,5% nas vendas do comércio durante o período de Natal, ainda que a economia do País estivesse bem enxuta. E a estimativa é que para 2019 os números sejam maiores, ou seja, o setor de vendas e serviços já se prepara para a contratação de trabalhos temporários.
Entretanto, não é apenas imprimir seu histórico em um papel e sair por aí contando com a sorte: deve haver uma preparação particular quando a ideia é fazer com que esse temporário se torne efetivo.
“A construção da imagem profissional é um passo decisivo para a evolução e efetivação, que é o conjunto de características e qualidades profissionais que o profissional projeta por meio de suas atitudes, ações e comportamentos, de seus objetivos de carreira e de seu desenvolvimento profissional”, explica a psicóloga e coach Rosângela Sampaio.
Ela ressalta que a construção de uma boa imagem profissional dá a confiança e o direcionamento para a percepção que os outros criam dessa pessoa, onde as percepções positivas impulsionam a ascensão e, consequentemente, a efetivação.
“Vale lembrar que o funcionário precisa saber o que quer e demonstrar isso já trabalhando, porque em serviços temporários a contratação é mais rápida e nem sempre com tanta burocracia. Porém, não adianta querer se capacitar já trabalhando, que o tempo pode não ser favorável para isso”, alerta Eliete Couto, recrutadora de Recursos Humanos.
Preste atenção nas suas falhas
Estabilidade, mais garantias e prospecção de crescimento são algumas dos seus desejos nesse novo trabalho, ainda que temporário?
Lembre-se de que a maioria das falhas cometidas pelos funcionários estão ligadas ao comportamento humano, e isso é um dos motivos que dificultam a efetivação desse “job” de Natal, por exemplo.
“Diversos estudos mostram que dificuldades de relacionamento, impulsividade, incapacidade de adaptação, baixa tolerância ao estresse, autoconhecimento precário, falta de autocontrole e baixa capacidade de autogerenciamento são problemas relacionados à inteligência emocional e que constitui o principal indicador para sucesso ou fracasso profissional, impactando diretamente na efetivação de profissionais”, lembra a coach Rosângela.
Seja o diferencial
Os números mostram que de cada três vagas temporárias no período do Natal apenas uma pode virar permanente, o que pode ser uma grande luz de esperança em uma fase de tanto desemprego no Brasil. Todavia, realmente ter interesse no dia a dia da vaga – e não somente em dinheiro para pagar as contas – é fundamental para aumentar as chances de ser o “1” do “3”.
“A pessoa que mostra competência, rápida aprendizagem e gosta do que está fazendo, sempre vai produzir mais e chamará a atenção da empresa, que pode efetivá-la ao término do contrato”, descreve o consultor em Gestão de Pessoas, Eduardo Ferraz.
Para ele, diversos são os motivos que impedem muitos profissionais de conquistar uma efetivação: “Dentre as cinco primeiras razões, três estão relacionadas a atitudes ruins. Ou seja, não adianta a pessoa ter um ótimo currículo, mas ter péssimo relacionamento com o grupo ou falta de dinamismo ou inaptidão para a função”, informa. “Por isso, é preciso atenção ao comportamentos dentro do ambiente de trabalho”, completa.
Dicas “de ouro” para o trabalho temporário virar fixo
A psicóloga Rosângela Sampaio separou cinco truques para você alcançar sua meta, confira!
- Trabalhe a sua inteligência emocional;
- Seja criativo, antecipe soluções;
- Oriente-se para resultados, faça mais do que é pedido;
- Tenha visão estratégica e saiba se conectar com pessoas;
- Disponha-se para ouvir opiniões e aceitar feedback.