quinta-feira, 21 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Icesp: Projeto usa o esporte para reabilitar pacientes com câncer de mama | São Paulo

03/10/2019
in São Paulo

[bloqueador2]Download São Pauloimagem03-10-2019-18-10-24

Especialistas em oncologia destacam o esporte como uma das formas de acelerar o processo de reabilitação de pacientes que fazem tratamento para se recuperar do câncer, inclusive o de mama. Uma das ações é o Remama, projeto criado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa leva as mulheres para atividades físicas na Raia Olímpica da Cidade Universitária, na capital. Realizado desde em 2013 em parceria com a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, o processo começa com exercícios em aparelhos de remada semelhantes aos que existem em academias.

Incentivo

As pacientes que sabem nadar vão em seguida para barcos de treino, em uma área à parte da Raia Olímpica, e depois têm a chance de remar em barcos de quatro e oito lugares, além de canoas individuais. Atualmente, o projeto tem o reforço do Barco Dragão Rosa, importado da China e que pode ser usado em competições.

“O câncer é uma doença que carrega muitos estigmas, principalmente no que diz respeito à aparência. Por isso, enquanto estão em tratamento, os pacientes precisam ser incentivados, motivados.”, enfatiza a coordenadora de humanização do hospital, Maria Helena Sponton.

“A autoestima elevada tem sido associada a baixos níveis de depressão e tensão, favorecendo a recuperação social e física. Nosso principal objetivo é resgatar o ânimo dos pacientes, inspirá-los a se olharem além da doença”, completa.

De acordo com oncologistas, o aumento da resistência física e a melhora do sistema imunológico auxiliam no processo de recuperação. “A prática de exercícios pode trazer inúmeros benefícios ao paciente oncológico, por melhorar a aptidão física, a autoestima e a saúde mental”, explica Christina Brito, coordenadora médica do serviço de reabilitação.

“O esporte contribui, ainda, para a redução de quadros dolorosos, da fadiga, dos transtornos do humor e dos distúrbios do sono, altamente prevalentes neste grupo de pacientes”, acrescenta.

Qualidade de vida

O esporte também ajuda no resgate da qualidade de vida, estimulando a interação social e elevando a autoestima das pacientes. “Dentro do barco, precisamos remar juntas para que o barco se mova em uma direção, no mesmo sentido”, afirma a cozinheira Denise Reis, uma das participantes mais antigas do projeto.

“Conforme fazemos o exercício, vamos melhorando. Eu nunca mais senti a dor no dia a dia. Sinto na hora de remar, mas passa imediatamente”, reforça a educadora Rita Mendonça, outra participante da iniciativa.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/projeto-do-icesp-usa-esporte-para-reabilitar-pacientes-com-cancer-de-mama

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.