terça-feira, 20 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Hospital de Clínicas da Unicamp inaugura salão de hemodiálise | São Paulo

06/10/2019
in São Paulo

[bloqueador2]DownloadDivulgação/Unicampimagem06-10-2019-20-10-30

A partir desta quarta-feira (2), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem um novo salão para a realização de hemodiálise no Centro Integrado de Nefrologia (CIN) do Hospital de Clínicas (HC). Equipado com um sistema de alta tecnologia para a ultrapurificação da água utilizada nos procedimentos, o espaço possui 18 terminais de hemodiálise e uma área de 250m², duas vezes maior que a anterior.

Com o investimento na tecnologia, o CIN, que funciona desde 2003, passa a oferecer um ambiente ainda mais seguro aos pacientes. O salão recebe o nome de Gentil Alves Filho, professor pioneiro no transplante de rins na universidade.

“Essa área atenderá pacientes adultos e pediátricos e dará suporte a unidades de internação e ambulatoriais do complexo. Ela foi praticamente toda refeita e incorpora tecnologia de ponta, com destaque a um sistema de tratamento de água de alta performance, que é conhecido como osmose reversa de duplo passo”, explica o professor Rodrigo Bueno de Oliveira, coordenador da unidade de diálise do CIN.

Procedimentos

Vale destacar que a hemodiálise é um procedimento que remove as substâncias tóxicas do organismo, realizada em pessoas que perderam a função natural dos rins. “Para continuarem vivas, elas precisam substituir a função dos rins por meio da hemodiálise. Nós atendemos pessoas que não têm mais função renal e que se sustentam vivas por esse método artificial de depuração do sangue”, completa o docente.

A cada sessão de hemodiálise, o paciente recebe de 120 a 200 litros de água, que precisa ser ultrapura, sem as substâncias presentes em um tratamento comum de água, como o alumínio, a cloramina, o fluoreto, o cobre e zinco, para que não haja risco. Dessa forma, o novo sistema é celebrado pelos profissionais e usuários do CIN.

De modo a remover os contaminantes, a tecnologia implementada no novo salão inclui diversas etapas de filtragem da água: cilindro de areia, carvão ativado, duas membranas de osmose reversa de duplo passo, filtro de endotoxinas, tratamento de luz ultravioleta e tratamento de ozônio.

Para a obra do espaço, que também possui climatização central, sistema de gases medicinais e ilha de atendimento das equipes, foram investidos R$750 mil pela Unicamp. O atendimento, como em todo o HC, ocorre via Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os pacientes, no seu tratamento, passam a ter um ambiente absolutamente adequado, salubre, dentro das normas sanitárias, e contarão, como sempre, com profissionais de excelência reconhecidos no Brasil e internacionalmente”, afirma Rodrigo Bueno de Oliveira.

Pesquisa

O professor também destaca os benefícios que o local terá para o ensino e pesquisa na área da saúde. “Além da função assistencial, há uma função muito importante para o ensino de novos médicos na graduação, especialização, residência em nefrologia adulta e pediátrica, para o ensino de demais profissionais que atuam nessa área e para a pesquisa”, diz.

A diretora de Enfermagem do CIN, Silvia Angelica Jorge, salienta as melhorias na dinâmica do ambiente, que se torna mais acolhedor para os pacientes e mais adequado às atividades dos profissionais. “Neste salão, a enfermagem consegue ter a visão de todos os pacientes ao mesmo tempo. Antes, eram duas salas e, agora, concentram-se em uma só”, enfatiza.

Além do novo salão, foi inaugurada uma pequena praça em frente ao local, pensando em acomodar os familiares do paciente que realiza a hemodiálise, procedimento que leva em torno de quatro horas e precisa ser feito, três ou mais vezes por semana.

Durante a solenidade de inauguração, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, destacou a qualidade da nova seção. “O serviço ficou excelente e trará não só benefícios e menor risco de contaminação, com uma qualidade melhor, como também um atendimento mais adequado”, ressalta.

Homenagem

O salão recebe o nome de Gentil Alves Filho, em homenagem ao professor da Unicamp fundador do CIN e responsável pelo primeiro transplante de rim na instituição de ensino.

A história de Gentil Alves Filho é relembrada por Jose Butori Lopes de Faria, chefe da Área de Nefrologia e da Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. “Foi uma das pessoas que começaram isso aqui e comentava que, quando chegou à Unicamp, na época o Hospital das Clínicas não existia, funcionava na Santa Casa, ele recebeu um pequeno banheiro para ser reformado e com a instalação da hemodiálise”, revela.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/hospital-de-clinicas-da-unicamp-inaugura-salao-de-hemodialise

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.