[bloqueador2]
A segunda edição do Vestibular Indígena Unicamp recebeu 1.675 inscrições neste ano, aumento de 170% na comparação com a primeira edição, em 2018, quando 610 candidatos se inscreveram. Para o processo seletivo de 2020, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) ampliou o número de vagas de 72 para 96, em 44 cursos.
As duas cidades com maior número de inscritos são do Amazonas: Tabatinga, com 837 candidatos e São Gabriel da Cachoeira, com 513 inscritos. A cidade de Tabatinga foi inserida no Vestibular Indígena esse ano.
“O crescimento do número de inscritos era esperado por três motivos: a consolidação do vestibular e sua divulgação a partir dos próprios estudantes indígenas, que já estão matriculados na Unicamp. Outro fator importantíssimo é que a Unicamp está levando as provas até as cidades mais próximas dos estudantes indígenas. A cidade de Tabatinga, por exemplo, está numa região que concentra 40% da população indígena do Amazonas, assim como Caruaru é a cidade que está mais próxima das comunidades indígenas de Pernambuco. E, por fim, a ampliação das vagas e dos cursos oferecidos pela Unicamp foi outro fator determinante para esse aumento”, afirma o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.
Os cursos mais procurados foram: – Enfermagem (398 inscritos) – Farmácia (165) – Pedagogia (103) – Nutrição (95) – Administração (88) – Educação Física (82) – Ciências Biológicas (55) – Administração Publica (49) – Educação Física Noturno (47) – Engenharia Elétrica (46)
A prova será realizada em 1º de dezembro (seguindo o horário local), nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).
A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma redação. Serão abordados Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões).
Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/2a-edicao-do-vestibular-indigena-unicamp-recebe-1-675-inscricoes
[/bloqueador2]