quarta-feira, 20 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

USP em Piracicaba é o centro do agronegócio a partir desta quarta-feira (9) | São Paulo

09/10/2019
in São Paulo

[bloqueador2]

Entre esta quarta (9) e sexta-feira (11), a cidade de Piracicaba recebe as atividades de mais uma edição da Esalqshow – Fórum de Tecnologia e Inovação, realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

O evento tem o objetivo de fortalecer e expandir o papel e as contribuições das universidades, melhorando a integração entre a academia e os demais elos do agronegócio. Em 2019, o Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável debate os desafios e as oportunidades do agro brasileiro até 2030.

A programação reúne discussões de especialistas para estimular a inovação e o empreendedorismo na agricultura. A ideia é incentivar parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e os mercados brasileiro e estrangeiro, gerando novas oportunidades.

Parceria

Apenas no ano passado, a iniciativa reuniu mais de 3 mil participantes, além de 68 expositores, 80 palestrantes, 21 projetos apresentados e 104 jornalistas. O evento, que está na terceira edição, é realizado pela Esalq em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Araiby na organização.

“Além de promover o empreendedorismo, o Esalqshow vem para dar mais visibilidade às iniciativas acadêmicas para o mercado nacional e internacional”, salienta Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente do conselho consultivo do fórum, ao Jornal da USP.

Durante os três dias, os secretários de Estado de Agricultura, Gustavo Junqueira, e de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, transferem os Gabinetes para Piracicaba.

Atividades

De modo a levantar as principais questões e desafios para o setor, discutir as últimas tendências do mercado e envolver líderes da academia, produtores e empresas, o Agtech Valley Summits terá palestras, debates e mesas-redondas, nos dias 10 e 11 de outubro. O evento contará com quatro painéis diários, que ocorrerão das 9h às 16h30.

No dia 10 de outubro, o tema central será “O agro brasileiro e seus caminhos”. Os painéis abordarão assuntos como Comércio Exterior – Os Caminhos até 2030, Mercado Brasil-China e Mecanismos Financeiros.

Já em 11 de outubro, a programação será sobre “A inovação tecnológica no agro a favor de uma alimentação mais saudável e da energia renovável”. Os palestrantes e debatedores tratarão de Alimentos Saudáveis, Etanol e Açúcar, Sistemas de Produção e o Profissional do Futuro: Visões da Academia e do Mercado.

Consultoria

Para a edição deste ano, o Esalqshow conta com uma programação exclusiva para os empreendedores e startups que desenvolvem inovações para o agronegócio. A Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores, que será nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, oferecerá sessões de consultoria individual, para auxiliar no desenvolvimento das atividades.

O intuito é de materializar ideias em soluções e formatar os modelos de negócios. Os atendimentos são gratuitos e ocorrerão por agendamento prévio.

Conteúdos

Alguns dos temas oferecidos pela Casa do Produtor Rural da Esalq durante o Esalqshow são a possibilidade de cultivar uma horta em casa, reaproveitando materiais como canos, pneus e garrafas pets, além dos cuidados com hortaliças hidropônicas e fazer uma composteira doméstica.

As oficinas foram divididas nos módulos: Olericultura, Fruticultura, Ambiental, Faça Você Mesmo, Controle Biológico de Pragas, Agroindústria, CPRural Responde, Meliponicultura e Fungicultura. Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão das 9 às 17 horas, no Espaço Inovar, na Central de Aulas.

Programação

A programação do fórum abrange a apresentação de 23 iniciativas disponíveis à sociedade. São projetos e serviços desenvolvidos nos onze departamentos da Esalq, que integraram a Feira de Inovação e Tecnologia do Esalqshow e estão no mercado.

“O objetivo é aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis à sociedade. Por meio desta ação, a instituição abre suas portas e oferece a oportunidade de conhecer, por meio de estandes no evento, os departamentos que integram a instituição”, ressalta Durval Dourado Neto, diretor da Esalq, ao Jornal da USP.

Entre os estandes, está o espaço Agroindústria, Alimentos e Nutrição, que mostra as inovações em ciência e tecnologia na produção de bebidas, envolvendo ferramentas de garantia e controle de qualidade no processo.

O público também pode ter acesso aos estudos de inovação para conservação de frutas nativas, que mostrará como produtos naturais à base de óleos essenciais são utilizados como agentes antimicrobianos.

Outro espaço é o Ciências Exatas, que apresentará informações sobre a evolução da ciência estatística, a importância no meio científico e nas ciências agrárias. “Atualmente, muito se fala em big data e machine learning. Sendo assim, um dos serviços oferecidos será demonstrar orientações e assessoria sobre novos desafios, que vêm para auxiliar no planejamento de experimentos e também na análise de dados”, explica a docente Sônia Maria De Stefano Piedade, que acompanha o estande na feira, ao Jornal da USP.

Jardim Urbano

Os Jardins Urbanos de Captura de Carbono (JUCCAs) serão o tema de uma das ações do Esalqshow. No estande, o público poderá aprender sobre os jardins urbanos formados por uma mistura de rocha e composto orgânico que podem capturar carbono atmosférico através de um processo chamado carbonatação mineral.

“Os jardins podem ser utilizados para colaborar com a diminuição de gás carbônico e para chamar a atenção e educar sobre as mudanças climáticas”, afirma o professor Antonio Carlos de Azevedo, do Departamento de Ciências do Solo, da Esalq.

Segundo o docente, essas estruturas também representam ótimos meios de crescimento de plantas, como flores e hortaliças. Portanto, o uso em praças, escolas, estradas, jardins, quintais de residências, entre outros, pode contribuir com a atenuação das mudanças climáticas por meio da captura de gás de efeito estufa, além da produção de alimentos saudáveis e atração de polinizadores.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/usp-em-piracicaba-e-o-centro-do-agronegocio-a-partir-desta-quarta-feira-9

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.