terça-feira, 9 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Fantástico mostra Operação em garimpo ilegal em Rondônia e no Mato Grosso

14/10/2019
in Destaque
[bloqueador2]

O conflito durante o fechamento do garimpo de Aripuanã, em Mato Grosso, foi destaque do Fantástico deste domingo (13). O programa mostrou detalhes dos confrontos entre as forças de segurança e os garimpeiros em vários estados, incluindo Mato Grosso.

A reportagem teve acesso a áudios de grupos virtuais destes trabalhadores. Neles, ora se mostram otimistas com o governo Jair Bolsonaro (PSL) e ora estão revoltados com as ações contra os garimpos ilegais e também desmatamento.

Uma comitiva de Serra Pelada, de Rondônia, de Roraima e de Mato Grosso chegou a ser recebida pelo presidente em 1º de outubro. “A gente vai chegar no final da linha”, promete Bolsonaro, deixando o grupo otimista. Uma nova reunião acontece, mas o tom já é outro.

Quase simultaneamente é deflagrada a 2ª fase da operação Trype, em Aripuanã (MT). A ação, deflagrada na segunda (7), foi liderada pela Polícia Federal e contou com o apoio do Bope e de servidores do Ibama e da SEMA. A destruição dos maquinários enfureceu os garimpeiros.

O Fantástico mostrou imagens de garimpeiros arrastando carros em Aripuanã e também cercando o delegado Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, responsável pela operação. Em um dos momentos mais tensos até a implosão do local e destruição do acampamento, houve confronto entre um garimpeiro e o Bope – ele acabou morrendo.

Nos 20 grupos de WhatsApp – que reúnem cerca de 5 mil garimpeiros, segundo o administrador da maior parte deles, Vilela Inácio de Oliveira – pipocam áudios com críticas e ameaças de incêndios e até mortes. “O garimpeiro pode muito bem sequestrar um helicóptero e meter gasolina nele e botar fogo”, diz um dos garimpeiros, que depois completa: “E matar também. Tem que ir todo mundo armado, não adianta ir de mão abanando não”

Se mostram inconformados com o fechamento do local e criticam a inércia de Bolsonaro. “Vai dizer que o Bolsonaro não tem nada haver com essas queimas, isso é mentira”, diz outro. A reportagem cita ainda o fechamento de outro garimpo, desta vez em Espigão D’Oeste, Rondônia.

Em nota, o governo federal diz que a operação Verde Brasil já aplicou R$ 90 milhões em multas e que 112 pessoas foram detidas.

Trype

A primeira fase havia sido deflagrada em 26 de setembro. À época foram cumpridos mandados de prisão em Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Paranaíta. A operação tem ligação com o ouro que foi localizado em um avião em Aripuanã em junho deste ano. As investigações da PF iniciaram após prisão feita pela Policia Militar.  A corporação conseguiu apreender uma carga de 6,5 quilos de ouro. Fonte:G1

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.