terça-feira, 19 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Zoneamento ecológico-econômico de SP deve ser concluído até julho de 2020 | São Paulo

21/10/2019
in São Paulo

[bloqueador2]DownloadDivulgação/Infraestrutura e Meio Ambienteimagem21-10-2019-05-10-43

Nesta terça-feira (15), o Governador João Doria e o Secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, assinaram o decreto que cria a Comissão Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico de São Paulo (CEZEE-SP).

O grupo coordenará implantação da Rede ZEE, um instrumento de planejamento territorial inovador que englobará em uma única plataforma o mapeamento hídrico, climático e de biodiversidade de todo o Estado. Essa ferramenta de desenvolvimento multissetorial deve ser disponibilizada até o fim do 1º semestre de 2020.

A CEZEE-SP é uma comissão permanente e deliberativa, que reúne 12 pastas de rebatimento territorial: Secretaria de Governo, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria da Justiça, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Logística e Transportes, Secretaria de Transportes Metropolitanos, Secretaria da Habitação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Turismo, Casa Militar e Defesa Civil.

Governança

O grupo representa a governança que oferecerá subsídios técnicos para as políticas setoriais, além de acompanhar a implantação do Zoneamento Ecológico-Econômico de maneira integrada.

Após quase dez anos da lei estadual de mudanças climáticas, que insere o zoneamento ambiental no Estado como instrumento básico e referencial para o planejamento e gestão territorial, a medida tomada pelo Governo do Estado consiste em um salto de gestão dos processos para que São Paulo possa atingir seus objetivos de desenvolvimento.

A criação da comissão multissetorial fortalece ainda mais o trabalho. A Rede ZEE será uma ferramenta estratégica importante para o planejamento de territórios. A plataforma tecnológica está pronta e concentrará informações uniformes de todos os setores para diagnósticos de investimentos e agilidade nos processos de licenciamento ambiental.

Esse processo é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e conta com a participação popular, de setores econômicos, ONGs e universidades que estão presentem em mesas de debates bilaterais para o fortalecimento das políticas públicas e territoriais.

Diretrizes

A elaboração do ZEE-SP é guiada por cinco diretrizes estratégicas que sintetizam as principais demandas e desafios ambientais e socioeconômicos enfrentados pelo Estado: resiliência às mudanças climáticas, segurança hídrica, salvaguarda da biodiversidade, redução das desigualdades regionais e economia competitiva e sustentável.

Com uma base de dados completa e integrada, será possível identificar a potencialidade e a vocação de um território aliada ao desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades e regiões do Estado, gerando qualidade de vida e bem-estar à população.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/zoneamento-ecologico-economico-de-sp-deve-ser-concluido-ate-julho-de-2020

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.