Dos 39 casos confirmados na cidade até o dia 21 de abril, apenas um está internado no CAR e outro no CEMETRON, em Porto Velho.
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) na noite de 21 de abril, cinco pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (COVID-19), estão curados e receberam alta. O município já investigou 187 casos e descartou 115.
Trinta e três aguardam resultado de exame e 39 foram confirmados. Destes, apenas um está internado no Centro de Afecções Respiratórias (CAR) e não apresenta necessidade do uso de respirador, e um do grupo de risco foi transferido para o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON), em Porto Velho. “A parte boa é que quase todos, sua maioria, são casos leves e é isso que é importante frisar, é como uma síndrome gripal leve” Explicou o médico clínico geral, Diretor do CAR, Mauro Lopes.
A SEMSAU trabalha com o sistema de barreira epidemiológica a cada novo caso diagnosticado. Na prática, desde o primeiro caso confirmado, além do paciente ser colocado imediatamente em isolamento e receber acompanhamento médico domiciliar, uma investigação é realizada para rastrear todas as pessoas com quem o positivado teve contato.
Estas também são colocadas em quarentena e são submetidas a exames para diagnosticar se foram contaminadas. “Cada pessoa contaminada, a depender de sua carga viral, tem potencial para infectar até quatro outras pessoas. Por isso vocês veem que a progressão dos casos é geométrica. Identificamos dois, depois mais cinco e depois mais nove. Todas pessoas que tiveram contato com os dois primeiros infectados.” Esclareceu Mauro Lopes.
DADOS DIVERGENTES
A Secretaria Municipal de Saúde realizou a correção dos dados divulgados pelo Governo do Estado no último dia 20. Segundo o Secretário, Marcelo Graeff, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) duplicou acidentalmente alguns registros. Por isso, o primeiro balanço que informava 44 casos em Ariquemes, foi corrigido para 39. “Hoje pela manhã (21) tivemos o retorno que eles (SESAU) acabaram duplicando alguns dados, não no sistema, mas na planilha de controle deles. Com isso eles chegaram a este número de 44 casos.
Tanto é que no boletim de hoje deles, já saiu uma errata, informando que houve esse equívoco por parte deles.” Disse.
O boletim municipal é divulgado diariamente nos canais oficias da Prefeitura de Ariquemes, sempre no período noturno quando os dados são fechados pela Vigilância em Saúde. Casos suspeitos do Novo Coronavírus devem ser imediatamente informados ao Centro de Afecções Respiratórias pelo telefone (69) 3516-2149.
Fonte: Comunicação PMA