Melhorar o humor, reduzir o estresse, acalmar a ansiedade, dar mais energia no dia a dia, promover uma sensação de relaxamento, aliviar o cansaço… a Aromaterapia está se popularizando a cada dia e pesquisas comprovam que utilizar óleos essenciais pode ser uma boa ideia para te auxiliar a ter uma rotina mais leve, agradável e produtiva.
A Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC) define a Aromaterapia como um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. Apesar de parecer algo novo, ela é utilizada há centenas de anos, tendo como foco uma estratégia de cuidado integrativo físico e emocional.
Os óleos essenciais são substâncias vegetais concentradas extraídas de flores, frutos, sementes, folhas e raízes de plantas. A partir disso, o aroma que cada um exala busca auxiliar na qualidade de vida, bem-estar, equilíbrio emocional e psicológico, cura de doenças, dentre outras funções. É aí que eles podem ser úteis no dia a dia!
Aromas distintos estimulam respostas diferentes no cérebro e influenciam direto no sistema nervoso, mandando recados para que você relaxe, diminua o ritmo, se acalme, fique alerta, consiga se concentrar ou ganhe aquele “gás” para desempenhar determinada função.
Em entrevista ao site da Revista Marie Claire, o Dr. Goeb, especialista em óleos essenciais, destacou que a Aromaterapia não é um tratamento básico, mas sim uma ajuda que atua a curto prazo. Seja para combater um resfriado, uma sinusite, seja para problemas de articulação e respiratórios, os óleos essenciais podem ser grandes parceiros nos cuidados.
Os óleos podem ser usados de diversas formas, seja num difusor para aromatizar o ambiente, em um escalda-pés, algumas gotinhas em água quente, em massagens, em banhos terapêuticos, ou até quem sabe uma gotinha no pulso ou no peito naquele momento de correria.
Mas vale ficar atento e não exagerar: aqui também vale aquela máxima de que tudo em excesso é veneno, ok? Confira alguns aromas e seus benefícios!
- Alecrim: excelente para a concentração e para elevar o poder do cérebro, estimulando a mente com o seu frescor e ainda ajudando na concentração de tarefas mentais que exijam muito de você.
- Lavanda: esse é o mais clássico e um dos preferidos das pessoas e não é à toa! Com propriedades relaxantes e anti-estresse, é inclusive utilizado para ajudar no alívio da TPM e ansiedade.
- ● Gerânio: possui efeito adstringente, melhora a acne, suaviza cicatrizes e rugas, além de ter um efeito tônico e estimular o sistema linfático.
- Menta: um excelente analgésico contra dores de cabeça, dores musculares e até de garganta. Ótimo para aliviar sintomas de náusea além de ser super refrescante.
- Cravo: ótimo para o fortalecimento do sistema imunológico e respiratório, possui ainda um efeito estimulante e revigorante que auxilia no alívio dos sintomas de ansiedade e depressão.
- Canela: outro clássico, ótimo para melhorar o foco e despertar a atenção.