sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Pagão, genial, faz o gol 4000 do Santos – Santos Futebol Clube

29/05/2020
in Santos FC

Odir Cunha, do Centro de Memória

Um atacante rápido e sinuoso, que parecia flutuar em campo, foi o autor do gol 4000 do Santos. Paulo César Araújo era seu nome, o bailarino Pagão, que aos 28 minutos do primeiro tempo construiu uma obra-prima para abrir o marcador contra o Fluminense, pelo Torneio Rio-São Paulo. Era um domingo, 26 de maio de 1957 e o Pacaembu recebia 17 015 torcedores, quase todos santistas, para assistir a um dos bons duelos da época.

O jogo valia pela antepenúltima rodada do torneio. O Fluminense liderava, mas uma vitória deixaria o Alvinegro a dois pontos do tricolor. Ao Santos faltaria, ainda, enfrentar América e Vasco.

Então com 22 anos, Pagão era o comandante de um ataque que, naquela partida, começou com Dorval, Álvaro, Pelé e Tite. Na verdade, Pepe era o titular da ponta-esquerda e entraria no transcorrer do jogo, no lugar de Dorval, completando a famosa linha Pe-Pe-Pe – que qualquer criança soletrava e queria dizer Pagão, Pelé e Pepe.

Um time já reconhecido pela sua fissura de marcar gols, naquela tarde o Santos jogou com Manga, Getúlio e Mourão; Fioti, Brauner e Urubatão (depois Zito); Dorval (Pepe), Álvaro (Jair Rosa Pinto), Pagão, Pelé e Tite.

O Flu tinha alguns jogadores de renome, como Altair e Telê Santana, mas o forte mesmo era o conjunto, bem montado pelo técnico Silvio Pirilo, que escalou a equipe com Vitor Gonzalez, Cacá e Roberto; Ivan (Jair Santana), Clóvis e Altair; Telê Santana, Robson, Valdo, Jair Francisco (Léo) e Escurinho (Djair). Na arbitragem, Alberto da Gama Malcher.

Domínio santista e golaço histórico

O próprio Jornal do Brasil, tradicional diário carioca – cuja versão em papel foi publicada de 1891 a 2010 – reconheceu o amplo domínio técnico santista. Ao ler a descrição do jogo dá para imaginar “o veloz e objetivo ataque santista”, como definiu o jornal, pressionando a equipe carioca, para entusiasmo do bom público no Pacaembu.

Após algumas oportunidades, finalmente o gol saiu, aos 28 minutos. Aqui vale a pena reproduzir fielmente a descrição impressa no JB:

Aos 28 minutos, numa jogada espetacular, pondo em ação toda a sua velocidade e inteligência, o comandante santista Pagão passou por dois adversários e embora perseguido de perto por Clóvis, que tentou ainda segurá-lo pela camisa, sem sucesso, invadiu a área e fulminou Vitor Gonzalez com um tiro seco, sem apelação.

imagem29-05-2020-19-05-26

Assim, foi, portanto, o gol 4000 da história do maior time artilheiro do futebol (hoje com 12 262 gols). O Santos prosseguiu na partida melhor e Álvaro aumentou para 2 a 0 aos cinco minutos do segundo tempo.

Mas o Fluminense não desistiu. Telê Santana, aos 17, e Léo, de cabeça, aos 40 minutos, ainda conseguiram o empate que manteve com uma diferença de quatro pontos de frente e tiraram do Alvinegro a chance de lutar pelo título nas duas rodadas finais.

O Santos ainda golearia o América, no Maracanã, por 4 a 0, mas perderia a última partida, na Vila Belmiro, para o Vasco, por 3 a 2, quando a vitória ao menos lhe daria o vice-campeonato isolado. Ao final, o Fluminense sagrou-se campeão e o Santos, em quarto lugar, ao menos terminou como o melhor entre os cinco paulistas do torneio.

E para o santista que esteve no Pacaembu naquele domingo mágico de outono, e viu Pagão liderar um ataque que penetrava na defesa adversária como faca quente na manteiga, restou ainda a lembrança encantada da obra de arte do bailarino que desenhou o gol 4000 do Santos.

Fonte: www.santosfc.com.br/pagao-genial-faz-o-gol-4000-do-santos

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.