sábado, 16 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mais de 60% de crianças e mães ainda não se vacinaram contra gripe em SP | São Paulo

03/06/2020
in São Paulo

O Estado de São Paulo já vacinou 12,5 milhões de cidadãos contra a gripe, porém, a poucos dias do fim da campanha, 60% das crianças e das mães ainda precisam se imunizar. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta especial às famílias para que compareçam aos postos até a próxima sexta-feira (5).

Até o momento, foram vacinadas somente 1,1 milhão de crianças (37,9% de cobertura vacinal) e 162,7 mil gestantes (36,1%), além de 31 mil puérperas (41,8%), outro grupo que também está com baixa cobertura.

A meta é alcançar pelo menos 90% de um total de 3 milhões de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, 451,1 mil gestantes e 74,1 mil puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias).

“Pedimos a todas as famílias para que cuidem dos pequenos e das mães. A vacina é segura, fundamental para evitar complicações que podem ser provocadas pela gripe, e não causa a doença em quem tomar a dose. Os postos estão trabalhando com medidas de segurança, evitando aglomerações, para prevenção a doenças respiratórias, como a COVID-19 e a própria gripe”, reforça a diretora de Imunização da pasta, Nubia Araujo.

Nesta última fase, as doses estão disponíveis também para 2 milhões de adultos de 55 a 59 anos de idade, além de professores de escolas públicas e privadas. Foram vacinadas 651,9 mil pessoas na faixa de 55-59 anos (32,3% de cobertura) e 193,9 mil professores.

Quem faz parte de outros grupos e ainda não procurou uma unidade de saúde pode comparecer aos postos até o fim da campanha.

Balanço total

A meta da campanha deste ano é vacinar 90% da população-alvo de 15,4 milhões de moradores de São Paulo. Já foi atingida a totalidade de cobertura com a imunização dos seguintes públicos: idosos (5,7 milhões vacinados); profissionais da saúde (1,4 milhão) e indígenas (6.3 mil). O grupo das pessoas com doenças crônicas também bateu a meta, com 2,2 milhões de vacinados (98,5%).

Também já estão imunizadas 24 mil pessoas do sistema prisional, 160,2 mil profissionais das forças de segurança e salvamento; 120,6 mil caminhoneiros; 73 mil motoristas de transporte coletivo; e 7,8 mil trabalhadores portuários.

Neste ano, o Instituto Butantan entregou ao Brasil 75 milhões de doses da vacina, 10 milhões a mais em comparação a 2019. E as doses são constituídas por três cepas de Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Coronavírus

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.

“Além de proteger a população contra a Influenza, precisamos minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio a pandemia de COVID-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes”, diz o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A orientação aos profissionais que trabalham na campanha é para que haja organização da fila e do ambiente. Além disso, é importante realizar uma triagem com identificação de sintomático respiratório – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar. Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deve ser colocada máscara no paciente e adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar.

As equipes devem anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos um metro entre o anotador e paciente. Cada profissional tem a recomendação de usar caneta própria e álcool deverá ficar disponível para uso. O vacinador não precisa utilizar luvas nem máscara cirúrgica, apenas seguir as normas de higienização.

Etapas da campanha de 2020

Etapa 1: iniciada em 23 de março, para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde; inclusão de profissionais de forças de segurança e salvamento desde 30 de março.

Etapa 2: começou em 16 de abril para portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; sistema prisional; indígenas;

Etapa 3: a partir de 11 de maio, foi dividida em duas fases:

– 1ª fase: de 11/05 a 17/05 para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.

– 2ª fase: 18/05 a 05/06 para adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/mais-de-60-de-criancas-e-maes-ainda-nao-se-vacinaram-contra-gripe-em-sp

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.