As políticas públicas implementadas pela Secretaria de Estado da Educação para manter a continuidade das aulas durante o fechamento das escolas é um dos cases de boas práticas mundiais selecionados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A iniciativa de reunir as ações de educação criadas para este período da pandemia é da OCDE, Banco Mundial, HundrED e da Harvard University, por meio da Global Education Innovation Initiative.
A série de publicações busca disseminar conteúdos que podem ajudar os países a desenharem estratégias para garantir a continuidade da educação enquanto as aulas presenciais seguem suspensas.
O artigo que elenca as ações do Governo de São Paulo é de autoria de Lucia Dellagnelo, presidente do Centro de Educação para Inovação Brasileira (CIEB), e do professor Fernando Reimers, da Harvard University.
Centro de Mídias SP
De acordo com Lucia Dellagnelo, um dos fatores que fazem com que São Paulo se destaque foi a rapidez com que viabilizou uma ferramenta para que 3,5 milhões de alunos da rede estadual tivessem acesso ao ensino remoto – o Centro de Mídias SP, inaugurado no dia 6 de abril.
“Foi um período muito curto onde foram montadas estratégias bem consistentes de educação. Outro destaque é a multimodalidade de ofertas com TV aberta, aplicativos e material impresso, e a combinação de estratégias para ter certeza de que todo aluno será atendido”, salienta Lucia Dellagnelo.
Além de oferecer dois aplicativos, um voltado para os alunos da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, e outro para anos finais do Fundamental e Ensino Médio, a pasta utiliza também canais da TV aberta, como a TV Univesp e TV Educação para transmitir aulas da rede.
Para garantir a continuidade da aprendizagem ainda foram distribuídos kits de materiais impressos como fascículos de português e matemática, livros paradidáticos e gibis para todos os alunos.
Para a especialista, as críticas sobre as ações adotadas são importantes porque desvelam a desigualdade social. “Mas, da parte da Secretaria, há um esforço excepcional para alcançar todos os alunos. Para uma rede que não tinha um modelo híbrido, fazer essa transição é muito desafiador”, conclui.