domingo, 10 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Moradores economizam até 16% com sistema de captação de água de chuva criado pela CDHU | São Paulo

08/06/2020
in São Paulo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Habitação, desenvolveu um sistema de reaproveitamento de água da chuva que gera economia de até 16,3% por ano no consumo dos moradores. É o que mostram os estudos iniciais de um projeto-piloto, implantado em 2019 em um dos conjuntos habitacionais da companhia na cidade de São Sebastião, no litoral do Estado.

O sistema reutiliza a água da chuva para uso exclusivo na descarga em vaso sanitário. Não prevê, portanto, consumo humano. O recurso é captado no telhado, por meio de calhas e condutores, passa por um filtro e é armazenado em um reservatório de 240 litros instalado na área externa da casa, conectado às caixas de descarga dos sanitários.

Praticidade

Tudo acontece por gravidade, não sendo necessário o uso de bombas ou outros mecanismos complexos. Durante os períodos de estiagem, um sistema de boia libera automaticamente a entrada de água da rede de abastecimento para manter o nível do reservatório. Se o volume de chuva for excessivo, a água sai por um extravasor (“ladrão”). O morador não precisa fazer nada para garantir o pleno funcionamento do sistema.

Outra característica do desenho exclusivo do reservatório é não apresentar torneiras, como a maioria dos produtos existentes no mercado. Dessa forma, o sistema é “blindado”, impedindo o manuseio pelo usuário para eventuais outros usos e minimizando o risco de consumo por crianças ou animais.

“Aprendemos, em projetos anteriores, que o comportamento do usuário influencia diretamente nos resultados. Dessa forma, imaginamos que o sistema blindado garantirá melhor performance no aproveitamento de água”, diz Sílvio Vasconcellos, diretor de Planejamento e Projetos da CDHU.

Economia

O sistema foi desenvolvido levando-se em consideração uma moradia ocupada por quatro pessoas que acionam a descarga vinte vezes por dia. As bacias sanitárias econômicas instaladas nos conjuntos da CDHU utilizam seis litros a cada descarga.

Assim, o consumo total é de 120 litros por dia, sendo que o reservatório dá conta de dois dias de uso. Para encher o reservatório são necessários 14 milímetros de chuva, incluindo no cálculo 2 milímetros para descarte inicial.

Comparando-se o consumo de água das casas que tiveram o sistema implantado com o de outras residências com a mesma ocupação que não contam com reaproveitamento da água de chuva, constatou-se uma economia média de 16,30% do total da água fornecida pela Concessionária, entre janeiro e dezembro de 2019.

Além das vantagens econômicas, o sistema traz ganhos ambientais e sociais, já que diminui o fornecimento de água e permite que o dinheiro seja direcionado para outras necessidades da família, inclusive o pagamento das prestações da casa própria.

“Agora que o projeto piloto demonstrou ter muitas vantagens, estamos estudando meios de ampliar a sua instalação em outros conjuntos habitacionais da CDHU”, diz o secretário de Habitação, Flávio Amary.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/moradores-economizam-ate-16-com-sistema-de-captacao-de-agua-de-chuva-criado-pela-cdhu

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.