Os equipamentos não devem ser utilizados durante a pandemia, pelo risco de contaminação | Foto: Emanuelle Sena / Administração do Plano Piloto
Com o foco em evitar aglomerações num período em que é vital o isolamento social como forma de prevenção contra o coronavírus, a Administração Regional do Plano Piloto fez uma grande operação para interditar os pontos de encontro comunitários (PECs). Esses espaços públicos reúnem equipamentos destinados à prática de musculação, alongamento e ginástica. O trabalho contemplou as asas Sul e Norte e o Noroeste.
A medida cumpre determinação do Decreto nº 40.853, publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). “Enquanto não tivermos total segurança de como lidar com o vírus, é melhor evitar o uso de locais de potencial contaminação”, ressalta a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro. “Os equipamentos públicos de ginástica/musculação não devem ser utilizados.”
A ação, deflagrada na terça-feira (9), foi bem-recebida pelos moradores das imediações dos PECs. “Desde março, com o início da pandemia, temos essa parceria com as lideranças comunitárias recomendando e apoiando a interdição desses equipamentos”, conta a assessora de planejamento da Administração do Plano Piloto, Jeanine Woycicki. Segundo ela, várias pessoas foram às janelas aplaudir o trabalho das equipes.
População aprova
A prefeita da 210 Norte, Maria Goreti, acompanhou de perto os trabalhos. “Eu agradeço a presença de vocês aqui no parquinho”, disse. “No início da pandemia, a comunidade da quadra tinha essa preocupação. Após a circular da administração recomendando o bloqueio dos equipamentos públicos, fechamos o parque e fizemos uma faixa educativa”.
Na 202 Sul, a medida também é aprovada pelos moradores desde o início. “Colocamos uma placa fazendo referência ao decreto e à circular da administração”, reata a prefeita da quadra, Maria de Lourdes Baldez Américo. A prefeitura também fez a divulgação da medida no Instagram.
“Acho muito importante essa atitude do governador e da Administração do Plano Piloto de conscientizar a população, porque ainda não passamos pelo pico da pandemia, então é fundamental todo cuidado”, destaca o presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, José Daldegan.
Trabalho conjunto
Igualmente no Noroeste, a ação foi bem-recebida pela comunidade. “A medida é de extrema relevância, porque agora dá embasamento concreto para cobrarmos a não utilização desses espaços durante a pandemia”, avalia o presidente da Associação de Moradores do Noroeste, Antônio Netto. “Infelizmente, algumas pessoas ainda não entenderam a importância do distanciamento social nesse momento tão crítico”.
Na Asa Norte e no Noroeste, os trabalhos tiveram apoio do 3º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, enquanto o 1º Batalhão acompanhou as ações na Asa Sul. Para esta quarta-feira (10), estão previstas ações de bloqueio de PECs na Vila Telebrasília e na Vila Planalto, bem como a finalização dos trabalhos nas asas Sul e Norte.
* Com informações da Administração Regional do Plano Piloto
Administração do Plano Piloto apoio asa norte asa sul coronavírus interdição Noroeste Polícia Militar pontos de encontro comunitários vila planalto Vila Telebrasília
Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/06/10/administracao-interdita-pecs-no-plano-piloto