terça-feira, 5 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

SP monitora impacto das ações de enfrentamento à COVID-19 em metas propostas pela ONU | São Paulo

10/06/2020
in São Paulo

As medidas tomadas pelo São Paulo para enfrentar a pandemia do novo coronavírus impactaram positivamente 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU – Organização das Nações Unidas na Agenda 2030.

Veja também Guia de prevenção sobre o novo coronavírus Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O monitoramento foi realizado de 10 de março a 30 de abril sobre 122 ações publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo pelas Secretarias de Estado e compiladas pelo Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19. O relatório completo está disponível neste link.

“A Agenda 2030 é um marco nas relações internacionais, e todo o governante que preza pelo o desenvolvimento inclusivo de sua região, deve tê-la como norteadora na tomada de decisões” – comentou o Secretário Julio Serson, responsável pela estratégia de internacionalização do Estado de São Paulo.

Impactos positivos

A totalidade das ações tem impactos diretos e indiretos no ODS 3 – Saúde e Bem-estar. Os decretos de quarentena, o fechamento de parques, comércio e equipamentos culturais e a suspensão de eventos públicos, para evitar a circulação de pessoas e a disseminação acentuada do vírus, seguiram orientações da ciência e da medicina e referências internacionais.

Destacaram-se no período os impactos sobre a erradicação da pobreza e da fome (ODS 1 e 2) e a redução das desigualdades (ODS 10), possibilitados por iniciativas como a Ação Alimento Solidário, o funcionamento extraordinário das unidades do Restaurante Bom Prato e todo o conjunto de medidas que garantiu a alimentação de alunos da rede pública estadual de ensino.

Ainda relacionada aos objetivos de erradicação da pobreza e diminuição das desigualdades, porém situada no campo temático do ODS 6 – Água Potável e Saneamento, foi ressaltada a decisão de suspensão da cobrança dos serviços de água e esgoto para cerca de 2 milhões de pessoas atendidas pela tarifa social da Sabesp.

Outro ODS impactado por apenas uma ação principal, mas correlacionado a outros objetivos de desenvolvimento sustentável, foi o ODS 5 – Igualdade de Gênero, que prevê a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas. A ação destacada no monitoramento foi a possibilidade de registro online das ocorrências de violência doméstica contra as mulheres, por meio da Delegacia Eletrônica.

O secretário-chefe da Casa Civil e presidente da Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Antonio Carlos Rizeque Malufe, lembra que os ODS são uma importante referência para a formulação e organização dos programas governamentais. “O monitoramento reforça o que foi estabelecido pelo Plano Plurianual 2020-2023 e suas diretrizes e objetivos estratégicos alinhados aos ODS”, afirma.

Instituições eficazes e parcerias para o alcance dos ODS

O monitoramento revelou que há convergência entre as ações do Governo de São Paulo e o ODS 16, que trata do fortalecimento, da eficácia e da transparência das instituições, essenciais para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A criação do Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19, que tem como atribuição coordenar os esforços governamentais no enfrentamento da pandemia, foi uma das ações destacadas no ODS 16.

Já as parcerias firmadas pelo Governo do Estado impactaram positivamente o ODS 17, que preconiza o compromisso renovado de cooperação para a implementação da Agenda 2030.

O relatório “Impacto das ações do São Paulo de enfrentamento à COVID-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” foi elaborado pela Secretaria de Relações Internacionais e pela Casa Civil do governo paulista, e tem como objetivo reafirmar o compromisso do São Paulo com os Desenvolvimento Sustentável sem que ninguém seja deixado para trás enquanto durar a pandemia causada pelo novo coronavírus.

A próxima edição do relatório está prevista para o dia 4 de julho.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/sp-monitora-impacto-das-acoes-de-enfrentamento-a-covid-19-em-metas-propostas-pela-onu

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.