A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, anuncia as atividades online de sua campanha #SPCDdigital para a quinzena de 15 a 26 de junho.
A partir de sexta-feira (19), às 18h, o público vai poder conferir a íntegra de Os Duplos, obra criada especialmente para a Companhia, em 2010, por Maurício de Oliveira. Nela, oito intérpretes procuram desenhar o espaço por meio de seus movimentos e pela própria relação entre seus corpos. Eles entram, misturam-se e contaminam-se na busca de um encontro com o outro e consigo. A imagem de cada um se multiplica ao longo da cena e se desdobra na imagem do outro, em um jogo de ambiguidades potencializado pelo figurino geométrico assinado por Jum Nakao e a trilha especialmente composta por André Abujamra.
O espetáculo ficará disponível gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz sempre às sextas-feiras.
A estreia de Os Duplos será antecedida por minidocumentários que apresentam bastidores e curiosidades sobre essa criação. Eles vão ao ar nas redes sociais da Companhia a partir de quarta-feira (17).
Esta quinzena contempla ainda uma nova edição das Oficinas de Capacitação Técnica, voltadas aos interessados em desbravar as múltiplas atividades que envolvem a construção de um espetáculo de dança. Ela acontece no dia 26, às 15h30, de modo virtual, pela plataforma Zoom. O tema da vez será Técnica de Palco: Montando La Sylphide, com condução do Gerente Técnico da Companhia, Luiz Antônio Dias (Titão), e mediação do Técnico de Som da SPCD, Rodolfo Dias Paes (DiPa).
Nesta atividade, os inscritos irão conhecer os desafios técnicos da montagem de um grande balé de repertório e entender como o uso de maquinarias e iluminação ajuda a criar o clima de magia que envolve o público no teatro. O link de acesso será enviado por e-mail aos participantes. Para receber as instruções, basta se inscrever gratuitamente, até 25/06, no site da Companhia: www.spcd.com.br/inscricoes.php.
Quem quer se aprofundar no repertório da dança não pode perder a live que acontece no dia 24, às 19h, com Diego de Paula, bailarino da SPCD. Na ocasião, ele comenta trechos de Peekaboo (2013), assinada pelo coreógrafo alemão Marco Goecke, atual diretor de balé da Ópera de Hannover, na Alemanha. O título da obra remete a uma brincadeira conhecida pelas crianças: a pessoa espia (peek, em inglês), esconde o rosto e, de repente, reaparece dizendo: ‘achou’ (ou boo, em inglês).
Diego dividirá a live com Nielson Souza, que também participou do processo de criação do trabalho. Durante o bate papo ao vivo, que ocorre no perfil da Companhia no Instagram, os dois interagem com o público e respondem a perguntas.
Também haverá mais duas edições das Aulas Abertas, que visam compartilhar o cotidiano de condicionamento dos bailarinos da SPCD. Transmitidas quinzenalmente, ao vivo, no perfil da Companhia no Instagram, as aulas acontecem em dois momentos: na terça (23), às 10h, a professora-ensaiadora Duda Braz ministra uma aula de balé clássico com acompanhamento musical ao vivo da pianista Rose Pavanelli; na quinta (25), às 13h, é a vez do gerente de ensaio da SPCD, Milton Coatti, conduzir uma aula de dança contemporânea.
O selo #SPCDdigital abrange ainda o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com Hulda Bittencourt e Paulo Pederneiras.
A campanha acontece em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), para oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares dialogando com a arte.