O medo de criar um estilo de vida sedentário é mais uma das preocupações atreladas à pandemia de Covid-19. Manter-se fisicamente ativo durante um período tão difícil é um grande desafio, mas que vem sendo superado de forma inovadora por muitos brasileiros através dos treinos virtuais, que estão ganhando cada vez mais força.
Já no início das medidas de isolamento social, os atletas profissionais começaram a usar as redes sociais para divulgar suas rotinas de treinamento. Muitos times de futebol adotaram o mesmo estilo de treinamento: o preparador físico repassando atividades físicas para os atletas executarem em casa. Em alguns casos, ocorreu até empréstimo de equipamentos das academias dos clubes, tudo para que os jogadores continuem em forma durante a parada.
Observando a eficiência e a popularidade dos treinos dos atletas profissionais, vários educadores físicos passaram a oferecer vídeos gratuitos com aulas, simulando a experiência de uma academia. Depois, as “lives” também tomaram conta da área e os treinamentos passaram a ser oferecidos ao vivo. Em pouco tempo, os perfis criados para ajudar nos exercícios em casa já acumulavam milhares de seguidores.
Além das aulas online, também há diversos aplicativos que auxiliam nos treinos em casa. Alguns permitem conhecer o tipo corporal e passam exercícios adequados para cada pessoa, outros permitem medições corporais, como frequência cardíaca e calorias queimadas, com a ajuda de relógios inteligentes. O sucesso destes apps também é evidente.
O aplicativo brasileiro BTFIT, que auxilia os treinos virtuais, viu o número de usuários diários aumentar 11 vezes após o início da pandemia, chegando até a ficar fora do ar devido a quantidade de acessos. O app liberou o acesso aos conteúdos para ajudar a população. Já a plataforma Queima Diária, que é uma espécie de Netflix dos treinamentos, teve um crescimento de três vezes em seu número de usuários, mesmo sem liberar o acesso gratuito.
A facilidade em obter equipamentos adequados para os treinos também é um grande estímulo. Hoje em dia, há uma série de itens de baixo custo que oferecem uma ampla variedade de exercícios, como a mini-band, uma faixa elástica que auxilia nas atividades musculares, e a barra de porta, que ocupa pouco espaço e é muito eficiente nos exercícios.
O estímulo oferecido pelos treinos virtuais é fundamental para manter a rotina de atividades, já que a prática de exercícios é um hábito associado à coletividade. Assim, as tecnologias ajudam a diminuir as distâncias e colaboram para a sensação de treino coletivo.
A importância dos exercícios em casa durante a pandemia vai muito além da manutenção da boa forma física: também colabora muito para a saúde mental, ajudando a relaxar neste período. Isso porque as atividades físicas provocam a liberação de serotonina e endorfina no corpo, dois neurotransmissores que passam a sensação de bem-estar.