domingo, 3 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

ASN – Especialistas avaliam que, em tempos de crise, é preciso adotar o trabalho digital e a solidariedade

17/06/2020
in Brasil

A solidariedade entre os donos de pequenos negócios e as redes digitais pode se tornar o principal caminho para a sobrevivência das micro e pequenas empresas durante a crise causada pelo coronavírus. A avaliação foi feita durante uma live promovida na internet, pela Rede Mulher Empreendedora (RME), nesta terça-feira (16), que discutiu os efeitos do covid-19 na economia do país. O evento, que teve a presença de representantes de vários setores e do presidente do Sebrae, Carlos Melles, considerou a comercialização por meio virtual como irreversível, mesmo depois do fim da pandemia.

Além de Melles, o encontro contou com as participações de Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta e presidente da Pretahub; de Maria Rita Spina Bueno, diretora executiva da Anjos do Brasil; de Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), e de Ana Fontes, fundadora da RME. O encontro debateu o atual cenário para os micro e pequenos negócios, além das ações de apoio ao segmento e o futuro do setor no Brasil.

Para o presidente do Sebrae, o momento para o pequeno empreendedor é de negociar sempre que possível. “O primeiro movimento deve ser o dei renegociar contratos, aluguéis entre outros compromissos financeiros”, aconselhou Carlos Melles, ao se referir às primeiras providencias que o empresário deve ter para enfrentar a crise e evitar endividamentos. De acordo com ele, outro caminho é procurar novas alternativas para o negócio, como a internet. “O crescimento do meio digital avançou mais nos últimos 60 dias do que em todo ano passado”, observou o presidente do Sebrae. “É um caminho sem volta”.

Segundo Maria Rita Bueno, o apoio mútuo é de extrema relevância. Ela afirma que a Anjos do Brasil tem feito pelo menos 150 atendimentos diários de empreendedores em busca de ajuda. Adriana Barbosa vai na mesma linha e ressalta a dificuldade envolvendo principalmente as mulheres negras: “Temos que exercer o conceito de coletividade”, afirma a presidente da Pretahub. “Temos que ter a responsabilidade em nos ajudar”, acrescenta Ana Fontes, presidente da RME, ressaltando que a crise atingiu todos os setores da economia, mas teve um impacto maior entre as mulheres.

Segundo Amure Pinho, a crise atingiu inclusive o ecossistema das startups. “Sofremos também com a pandemia, pois antes tínhamos muito mais eventos”, diz ele, observando que hoje o volume de negócios caiu e vários setores foram afetados. Assim como os demais participantes, ele defende que a solidariedade tem que ser um dos meios de sobrevivência dos pequenos negócios no momento de crise. “Temos que doar o nosso tempo para fazer uma ação mais coletiva”, observa.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=5a578cad902c2710VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.