DownloadDivulgação/Fundação Florestal
No último domingo (14), a equipe de vigilância do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar, em operação conjunta com agentes da Polícia Militar Ambiental, realizou ação de fiscalização em trilhas acessadas irregularmente por motociclistas.
A atividade de motocross não é permitida nas Unidades de Conservação de Proteção Integral, pois traz impactos negativos à fauna, à flora e ao solo das trilhas, podendo provocar erosões e deslizamentos.
A ocupação das trilhas com ações irregulares dificulta a implantação de ação para as quais elas foram concebidas, como caminhadas para contemplação da natureza, observação de fauna, educação ambiental e cicloturismo.
A gestão do Núcleo São Sebastião costuma realizar operações de fiscalização preventivas na unidade para garantir o cumprimento das normas de uso e de segurança do local que buscam, primeiramente, a preservação do equilíbrio ambiental.
No momento, o acesso às unidades de conservação do estado de São Paulo está suspenso em decorrência das restrições impostas pela pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.