Os cientistas continuam na corrida para tentar encontrar uma vacina que imunize contra o coronavírus. Talvez esta seja a notícia, atualmente, mais esperada pelo mundo. Desde o início da quarentena, que iniciou no Brasil no mês de março, novas regras e orientações estão sendo repassadas, mas uma delas continua valendo entre as mais importantes: se puder, fique em casa.
O isolamento social é uma das melhores formas de ajudar a controlar a Covid-19 e evitar a sua disseminação. Mas também é importante tomar muito cuidado para que a sua casa não seja uma possível hospedeira do vírus, principalmente ao voltar do mercado, farmácia, ou se você precisa sair para trabalhar, por exemplo. E com algumas medidas simples você ajuda a combater o vírus dentro de casa!
Mantenha a casa limpa
Esta é uma regra básica que ajuda a eliminar não só a Covid-19, mas diversos outros vírus e bactérias. Limpar a casa com desinfetante ou usar uma solução com água sanitária é eficaz para eliminar o vírus.
Também é importante evitar umidade nos espaços. Ou seja, após passar um pano úmido com produtos de limpeza, use um pano seco para eliminar toda a umidade restante. A limpeza precisa ser regular, de preferência uma vez por turno, conforme circulação de pessoas.
Além disso, uma casa limpa evita o acúmulo de pó e ácaros em cortinas, tapetes, sofás e outro ambientes, o que pode complicar inclusive alergias e problemas respiratórios. Neste caso, utilizar um aspirador de pó vertical pode ser uma boa opção para uma limpeza rápida e eficiente.
Tenha uma “zona limpa” e “zona suja” na casa
Ao entrar em casa, tenha um espaço delimitado para deixar os calçados, cestos ou recipientes para colocar a roupa que deverão ser lavadas e higienizadas e até mesmo um espaço para chaves e celulares, óculos, máscaras e outros objetos antes deles serem higienizados.
Isso evita que você traga objetos possivelmente contaminados para dentro de casa. Vale lembrar que o celular e óculos, por exemplo, devem ser higienizados com álcool isopropílico que não tem perigo de danificá-los.
Essa tática também é eficaz porque você enxerga a “zona suja” logo ao chegar em casa, evitando que você se distraia e acabe circulando pela casa com roupas e calçados que estavam na rua.
Cuide de si
Além de lavar as mãos com água e sabão com frequência, trocar as roupas e calçados e tomar banho sempre que chegar em casa, lembre-se que tudo pode ser um transmissor do coronavírus e trazê-lo para dentro de casa. Homens e mulheres de cabelos compridos devem mantê-los amarrados e evitar passar a mão nele ao sair da residência, evitando que eles sejam contaminados.
Atenção aos lugares mais utilizados
Troque e lave suas roupas de cama com frequência, se você está trabalhando em home office redobre a atenção na limpeza do espaço em que você passa bastante tempo, os banheiros também merecem uma atenção especial na limpeza e desinfecção.