terça-feira, 14 outubro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Ministério e Setur-DF preparam lançamento do selo Turismo Responsável – Brasília

19/06/2020
in Distrito Federal

Iniciativa tem como objetivo auxiliar o turista diante do “novo normal” pós-pandemia | Foto: Secretaria de Turismo

Nesta sexta-feira (19), representantes da Secretaria de Turismo do DF se reuniram com o Ministério do Turismo (MTur) para tratar sobre a adoção do “Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, lançado pela pasta federal. A iniciativa foi criada para estipular protocolos sanitários específicos para a proteção de turistas e funcionários contra a Covid-19.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. Estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; s de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e Similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de Veículos para Turistas; e Guias de Turismo, entre outros.

Leia também

imagem20-06-2020-01-06-51

Setur-DF lança Live Tour para celebrar o Dia do Turista

Rota Náutica mostra Lago Paranoá como grande atrativo turístico da capital

A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur a fim de minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. O selo estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Participaram da reunião, via videoconferência, a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França; a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Débora Barboza; a diretora de Inteligência do Departamento de Inteligência Mercadológica do MTur, Nicole Facuri; e o diretor do Departamento de Marketing do MTur, Sérgio Flores.

“Por meio do selo vamos comunicar com o trade e turistas para explicar a importância de termos o selo. Também é importante que os empreendimentos do setor se adaptem espontaneamente à proposta. Afinal, quando as atividades forem retomadas, acreditamos que o turista vai buscar pelo destino seguro, e as pessoas vão descobrir isso por meio do selo”, explicou o secretário William França.

A secretária de Turismo do DF reforçou as diversas medidas que o GDF tem adotado no enfrentamento à crise pandêmica – linhas de crédito voltada para profissionais do setor, reuniões constantes para pensar soluções para áreas afetadas e uso da tecnologia como ferramenta para se reinventar. “Temos que analisar o cenário e enxergar como uma oportunidade de fortalecimento do setor. Precisamos estar alinhados com o MTur e, se temos um selo que chancela os protocolos para a inciativa privada, isso cria uma política de gestão segura. É fundamental que o setor tenha união”, finalizou a secretária Vanessa Mendonça.

Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro

Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site em que pode fazer o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente. O material conterá um QR Code por meio do qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por determinado empreendimento e/ou profissional.

Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar em revogação do selo. Em caso de empresas, o selo já está disponível. No caso dos guias de turismo, ele deverá estar à disposição em cerca de 20 dias.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/06/19/ministerio-e-setur-df-preparam-lancamento-do-selo-turismo-responsavel

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.